A partir do iOS 17, os utilizadores de iPhone têm a possibilidade de desfrutar de widgets interativos no ecrã principal, no ecrã de bloqueio e no novo modo StandBy. A Apple deu alguns exemplos de como os widgets interativos podem ser utilizados, como marcar um lembrete como concluído, reproduzir ou pausar uma música ou podcast e controlar acessórios através da aplicação Casa. Com a atualização, haverá ainda mais possibilidades à medida que os programadores atualizarem o seu suporte para um leque muito mais abrangente.
Introduzidos com o iOS 14, em 2020, os widgets no ecrã principal tinham uma funcionalidade limitada até agora, uma vez que a Apple não permitia que os programadores incluíssem elementos interativos, como scroll, botões ou transições animadas. Os widgets no ecrã principal eram apenas algumas informações para leitura e tocar num widget abria simplesmente a aplicação correspondente. Agora, os utilizadores poderão interagir diretamente com os widgets para realizar algumas ações.
Os widgets interativos também estão disponíveis no ecrã principal do iPad e no ecrã de bloqueio com o iPadOS 17, assim como no ambiente de trabalho do Mac com o próximo macOS Sonoma. Todas as atualizações de software estão atualmente disponíveis na versão beta e serão lançadas ao público no final do ano.
Esta adição dos widgets interativos proporciona aos utilizadores uma forma mais conveniente e rápida de realizar tarefas e obter informações importantes diretamente a partir do ecrã principal dos seus dispositivos. Com a capacidade de interagir diretamente com os widgets, os utilizadores podem poupar tempo e obter acesso imediato a funcionalidades específicas das suas aplicações favoritas. Esta é mais uma inovação da Apple que visa melhorar a experiência do utilizador e tornar os dispositivos iOS ainda mais personalizáveis e eficientes.
Sejamos honestos a personalização é aquilo que todos nós procuramos e finalmente a Apple está a abrir as portas a isso para, quem sabe, atrair mais utilizadores e não ser tão fechada.
Deixa o teu comentário