Urbanista Miami - Headphones com qualidade premium por um preço justo

Urbanista Miami - Headphones com qualidade premium por um preço justo

Os Urbanista Miami apontam aos AirPods Max, obviamente que com as devidas proporções de custo benefício, mas com qualidade premium.

Nuno Rocha
∙ 6 minutos de leitura

A proposta da marca sueca não pretende ombrear com os headphones da Apple, o objetivo é sim, os Urbanista Miami serem uma alternativa com qualidade a um preço suportável.

Obviamente que os pontos de vista são relativos, mas honestamente eu que sou fã assumido da Apple vejo nestes Urbanista Miami um produto digno e com qualidade de construção provavelmente superior aos meus Beats Studio 3.

A Urbanista apostou forte nos Miami, como sendo uns headphones capazes de vencerem a concorrência do seu patamar. Alerta de spoiler, posso já dizer que quanto a mim é aposta ganha.

Design e qualidade de construção dos Urbanista Miami

Estão disponíveis em 4 cores, branco, preto, verde e vermelho rubi que é a cor que eu tive oportunidade de testar, e adorei.

Têm um design discreto e jovial, com a almofada do tamanho certo e suave quanto baste.

Urbanista Miami
Urbanista Miami

Os Urbanista Miami são construídos em plástico, metal e pele sintética. O plástico tem aspeto resistente e ao tato têm aquele toque semelhante a borracha muito agradável.

As hastes extensíveis para ajuste são em metal da mesma cor dos headphones e transmitem força adequada para se segurarem na posição escolhida sem problemas.

Já as almofadas e a parte interior da banda que assenta na cabeça são de pele sintética suave, agradável e não aquecem muito, pelo menos no que tive oportunidade de testar até agora.

O estojo de transporte é uma mais valia para guardares os Urbanista Miami na mochila, por exemplo, sem correres o risco de os estragar. Este estojo é resistente o suficiente para evitar danos e tem aspeto de tecido impermeável, pelo menos para resistir a alguns pingos da chuva.

Principais características destes Miami

Os Urbanista Miami têm como umas das suas bandeiras, o Cancelamento Ativo de Ruído (ANC), que eu posso dizer que é equivalente ao dos Beats Studio 3, não é eficiente ao nível dos AirPods Max ou dos Bose de topo, mas é um ANC que omite os ruídos mais violentos e chatos.

O modo Som Ambiente é também outras das apostas da marca escandinava que nos permite ouvir a nossa lista do Apple Music na rua sem ficarmos totalmente alheados dos sons que nos rodeiam, por vezes essa é a forma mais segura de circularmos e atravessarmos ruas.

Pausar automaticamente a música quando retiras os headphones da cabeça é possível nos Urbanista Miami graças a um pequeno sensor visível no meio da almofada que cobre a orelha logo abaixo do R que tradicionalmente define a direita (R). Quando os voltas a colocar na cabeça a música retoma de onde tinha sido pausada.

Urbanista Miami
Urbanista Miami

Um outro ponto para mim muito positivo é que permitem acionar a Siri com um duplo toque no botão de controlo 1, o mesmo que liga e desliga os headphones. Não testei, mas supostamente quando ligados a um smartphone Android permitem também ativar a assistente da Google.

Como possuem microfone podemos atender/efetuar chamadas, ou mesmo interagir num jogo online sem grande atraso graças à conexão Bluetooth 5.0.

Esta mesma conexão torna os Urbanista Miami compatíveis não só com os diversos equipamentos Apple, mas também todos os outros dispositivos das mais diversas plataformas que possuam a tecnologia Bluetooth.

Se por mero acaso preferires conectar a um dispositivo com jack 3.5, podes fazê-lo, na caixa tens um cabo para esse efeito que até tem microfone incorporado, bem como, um adaptador  para o avião.

Controlos acessíveis

Estes headphones possuem apenas quatro botões, sendo um do lado esquerdo e três do lado direito.

O do lado esquerdo é o botão de funções que serve para alternar entre o modo ANC, modo Som Ambiente e modo Predefinido sendo este último o que podemos chamar de modo “normal”.

Por sua vez, o trio do lado direito tem como botão principal o do centro, que possibilita diversas ações. Desde logo, é o botão a premir para ligar/desligar mantendo-se o mesmo premido durante um segundo.

Quando estamos a ouvir música é neste mesmo botão central que carregamos para pausar e retomar a música. Também para atendermos ou desligarmos uma chamada devemos premir o mesmo botão central ou de controlo 1. Se por outro lado quisermos rejeitar a chamada, ainda o botão de controlo 1 deve ser premido durante dois segundos.

Urbanista Miami com caixa e bolsa de transporte
Urbanista Miami com caixa e bolsa de transporte

Por fim, como referi anteriormente premir o botão central duas vezes chamamos a assistente virtual Siri.

Os restantes dois botões servem para regularmos o volume e avançarmos ou recuarmos na faixa da lista que estamos a ouvir. Para controlar então o volume há que dar um clique de cada vez no botão de cima para aumentar (+) e no baixo para diminuir (-).

Para trocar de faixa basta segurar um destes botões durante dois segundos, sendo que o “+” leva-te à próxima faixa e o “-“ leva-te à faixa anterior.

Confuso? Nada disso é até bastante intuitivo e em caso de dúvida o manual está em português.

Qualidade do Som

Como já tive oportunidade de comentar noutras reviews aqui no iFeed, não sou um audiófilo que me permita aferir a qualidade de som do ponto de vista profissional.

Apenas opino de acordo com o meu gosto, e neste capítulo os Urbanista Miami enchem-me as medidas porque eu aprecio som com um bass rico e encorpado. Ainda assim admito que, por vezes, o bass possa prejudicar algumas características da música, mas ainda assim eu gosto.

Urbanista Miami no uso diário
Urbanista Miami no uso diário

De resto o som é sempre emitido de forma irrepreensível, sem distorções pelo menos até ao limite que humanamente me foi possível aumentar o volume sem comprometer a minha saúde auditiva.

Em chamada, o som que ouvimos é claro, contudo, se estamos ao ar livre, do outro lado da "linha" chegam-nos queixas de ruídos externos e alguns cortes no som. O microfone é um ponto ainda a melhorar, porém se estamos dentro de portas tudo corre de forma normal.

Autonomia para muiiiitas horas

Começando pelo carregamento é feito via USB-C, cujo cabo vem incluído na caixa e pode ser ligado a uma porta USB-A ou um adaptador de corrente com igual porta.

Urbanista Miami vermelho e MacBook
Urbanista Miami e MacBook

A bateria incorporada tem 750mAh que segundo a Urbanista chega para até às 40 horas com o modo ANC ativo, já no modo “normal” pode chegar às 50 horas.

Honestamente não contabilizei as horas que passei com os headphones ligados mas na minha utilização posso dizer que se passaram semanas sem os ligar ao carregador.
Para ajudar à festa por exemplo no iPhone podes controlar a bateria disponível no Widget Baterias.

Conclusão e preço

Há algum tempo atrás, quando comprei os Beats Studio 3, queria algo mais em conta que oferecesse a qualidade destes Urbanista Miami, mas na faixa de preço destes, os que tive oportunidade de testar não me satisfizeram. Se existissem à data tinha optado por estes Miami, oferecem tudo o que é necessário com qualidade de acabamentos e funcionalidades premium.

Urbanista Miami vermelho e MacBook
Urbanista Miami e MacBook

Penso que a única coisa que ia sentir falta seria a conectividade intrínseca por ser um produto Apple e por isso mais implementado no ecossistema da marca.

Por todos estes motivos penso que os €149,00 pedidos são adequados, e por isso não são concorrentes dos AirPods Max, mas antes uma alternativa viável, com qualidade comprovada, sem provocar uma rombo tão grande na tua carteira.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.