Podemos conseguir comprar um ou mais produtos Apple. Sentir o prazer de assistir ao crescimento do nosso ecossistema. Simplesmente há coisas que, para um utilizador comum, podem constituir metas inatingíveis, quer por falta de disponibilidade financeira, quer por simplesmente o produto ser demasiadamente caro para ser contemplado na perspetiva de um uso convencional do dia a dia.
Falo-vos dos monitores da Apple. O Thunderbolt Display, lançado em 2011 (e descontinuado cinco anos depois) e o Pro Display XDR, lançado em 2019 constituem adições de luxo associadas a um Mac Pro ou a um Mac Mini, os únicos Macs sem monitor.

Senão vejamos, um Pro Display XDR com vidro convencional custa €5.599,00 mas se for com a opção de vidro com nanotextura, acrescem a esse preço base "só" mais €1.000,00. Todos gostamos de ter dois monitores, não é? É o preço de um automóvel...

Segundo parece, o jornalista Mark Gurman da Bloomberg adiantou que, a Apple está a projetar dois monitores a preços mais acessíveis com 24 e de 27 polegadas, rumor corroborado pelo leaker @dylandkt, ao ter publicado um mês depois que a LG está a encabeçar o desenvolvimento desta gama.
Considerando que os iMac são na realidade um computador dentro de um monitor, os preços destes monitores deverão ter que ser inferiores. E sabendo que também existe um rumor acerca de um iMac de 27 polegadas, parece que tudo está a alinhar-se para que estes ecrãs se tornem mesmo uma realidade.
E, claro, não sendo uma versão Pro, as especificações também deverão ser claramente inferiores ao Pro Display XDR, mas ainda assim a par dos atuais iMac.
- 4.5K Retina com uma resolução de 4480×2520;
- 500 nits de luminosidde;
- Suporte para 1 bilião de cores;
- Suporte para DCI-P3 wide color;
- Tecnologia True Tone.
No caso do modelo de 27 polegadas, poderá contemplar-se um ecrã Mini-LED com uma taxa de atualização de 120Hz (ou seja, tecnologia ProMotion).
E ainda...
Mas este caminho dos monitores separados não se fica por aqui! Parece que o Pro Display XDR irá também ter direito a um upgrade. Segundo Filipe Espósito do 9to5Mac, a Apple estará a testar a implementação de um chip A13 neste luxuoso acessório para profissionais, de modo a contribuir para a performance dos Mac, bem como para situação de projeção via AirPlay.
Já não era sem tempo! Todos queremos ter o ecossistema o mais Apple possível. Talvez seja desta que os monitores de suporte consigam estar ao alcance de todos. É que é muito desagradável olhar para o iMac ou para o MacBook e depois para o lado e notar logo as discrepâncias na qualidade.