Quais serão as novidades do evento Apple Unleashed?

Quais serão as novidades do evento Apple Unleashed?

Será que é desta que a Apple apresenta os novos MacBook Pro? E os AirPods 3?! Que mais terá a Apple reservado para o evento que se aproxima?

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 4 minutos de leitura

Ainda mal acabámos de processar o recentíssimo California Streaming e já a Apple nos vai brindar com mais entusiasmantes novidades no Unleashed.

Se no mês passado a empresa da Maçã lançou os dispositivos móveis, neste evento que se aproxima será a vez dos computadores pessoais. Lê então o que estamos a prever no que respeita aos próximos lançamentos.

MacBook Pro M1X

Fonte: Parker Ortolani

Esta próxima iteração destes poderosos laptops surgirá nas versões de 14'' e 16'', equipados com um ecrã mini-LED e com a próxima geração dos processadores da Apple, o M1X, com 10 núcleos (8 de alto desempenho e 2 de eficiência energética), bem como uma GPU composta por 16 ou talvez mesmo 32 núcleos.

Espera-se também que estes musculados portáteis possam ter uma memória RAM que ascenda aos 64 GB. Para quem gosta da Touch Bar, o melhor é não pensar nisso porque é muito provável que a Apple retorne às tradicionais teclas de Função.

Contudo, voltar à tradição não é mau de todo se tivermos em conta que muito provavelmente voltaremos a ter o carregamento via MagSafe, e mais portas HDMI e a de cartões SD.

Fonte 9to5Mac

No que diz respeito ao design, tudo aponta para a adoção das formas angulares em detrimento dos praticamente abandonados formatos  curvilíneos. Tal como ocorreu no iPhone, os novos MacBook Pro parece que irão introduzir pela primeira vez um notch, para possibilitar a redução extrema das bezels, sem comprometer o posicionamento da câmara FaceTime e do microfone para captar o áudio das videochamadas.

Mac Mini Pro (M1X)

Fonte: Ian Zelbo
Fonte: Ian Zelbo

Na linha de partilha do mesmo SoC por todos seus dispositivos, contempla-se que a Apple pegue nesse pequeno chip e o coloque dentro do chassi de um Mac Mini, ou seja, em termos de especificações, será em tudo idêntico ao acima descrito MacBook Pro.

Já no que se refere às portas, espera-se uma entrada MagSafe idêntica à dos novos iMac, quatro portas USB-C, duas USB-A, uma de Ethernet e outra HDMI. Não me espantaria se aplicassem o mesmo princípio dos iMac, colocando a porta Ethernet no carregador e que, tal como o que é esperado para os MacBook Pro, adicionassem uma porta para cartões SD.

AirPods 3

Será que é desta que a Apple lançará a terceira iteração dos AirPods? Já há algum tempo que se fala nesta nova versão de AirPods e tudo indica que não passa deste mês a sua chegada ao mercado, pelo que a apresentação neste evento é uma forte possibilidade.

Os novos AirPods chegarão com um design semelhante ao dos seus irmãos Pro. Esta aproximação do design, designadamente a redução do tamanho das hastes, implicará, como é evidente, num novo formato da caixa de carregamento, algo que poderá significar um aumento de 20% da autonomia destes companheiros para todos os momentos.

De referir que o Modo Transparência e o Cancelamento Ativo de Ruído continuarão a não integrar a linha base dos auriculares da Maçã, ficando reservados aos AirPods Pro.

Data de lançamento do macOS Monterey

Bom, e se os novos sistemas operativos já foram lançados, alguns tendo inclusivamente já updates, só fica mesmo a faltar o muito badalado macOS Monterey para que a experiência do utilizador de modo transversal em todos os seus dispositivos Apple seja perfeita.

A seu tempo iremos fazer uma cobertura total do novo OS dos computadores da Apple. Mas ter o SharePlay, Ver Juntos, Partilha de Ecrã, Áudio Espacial, nova versão do Safari, Modos de Concentração, Texto ao Vivo e os Atalhos, dará uma enorme sensação de continuidade entre toda a linha de produtos Apple. Seja o que for que estejamos a fazer poderá parar um iPad ou num iPhone e continuar num Mac, ou vice-versa. Vai ser também interessante ter o AirPlay nos nossos Mac, algo que já há muito deveria existir.

Novo iPod?!

Rumores apontam para o lançamento de um novo iPod completamente redesenhado e com novas cores. Será? Não há muitos mais detalhes sobre este possível novo iPod, mas não me surpreenderia que o design fosse alusivo ao dos novos iPhones ou iPads, ou seja, com margens reduzidas no ecrã, os cantos do chassis planos e com novas cores.

Estás à espera de mais?

Pois! Eu não estaria, apesar de gostar de ver mais novidades. Se estás à espera do iMac de 32" ou da próxima geração de MacBook Air neste evento, podes tirar daí o sentido. Tudo indica neste momento que estes dois só deverão sair em 2022.

Se o que adiantamos acima se confirmar, já será para muitos de vós uma enorme dor de cabeça quando começarem a fazer as contas ao orçamento para o Natal.

Que tal esse entusiasmo para este evento que se aproxima? Eu pelo menos estou ansioso para ver o que vem por aí!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.