Sabe como solucionar problemas com atualizações de software no iPhone e iPad

Sabe como solucionar problemas com atualizações de software no iPhone e iPad

Numa atualização de iOS ou iPadOS, podem surgir dificuldades e falhas. Apresentamos-te aqui como corrigir estes problemas e reinstalares a atualização.

Daniel Gomes
∙ 3 minutos de leitura

É usual as atualizações de iOS e iPadOS decorrerem de forma suave e sem problemas. No entanto, é possível que por vezes as atualizações de sistemas operativos falhem, o que se pode tornar numa dor de cabeça. Por isso, neste artigo apresentamos-te dicas úteis de como voltares a ter o teu iPhone ou iPad com as atualizações em dia.

Existem diversos motivos que podem levar à falha da atualização do sistema operativo. O dispositivo pode não ter espaço suficiente em disco, podem existir problemas de conexão ou rede, o ficheiro descarregado vem corrompido ou o download falhou. E estas situações podem tanto acontecer na atualização por Wi-Fi como por cabo, via iTunes ou Finder. Vejamos então como corrigir a atualização do sistema operativo.

1. Verifica a conexão à internet

Pode parecer óbvio mas em primeiro lugar verifica se o teu dispositivo ou o computador está conectado à internet. Uma ligação fraca à internet pode causar lentidão na descarga do ficheiro de atualização ou até apresentar as mensagens de insucesso que referem a impossibilidade de procurar por atualizações.

2. Verifica o espaço disponível no iPhone ou iPad

Caso não tenhas espaço suficiente de armazenamento no iPhone ou iPad, poderá tornar-se uma missão impossível atualizar o dispositivo. Assim, vai a Definições > Geral > Armazenamento e valida que o espaço que tens disponível é suficiente para a atualização.

3. Apaga e descarrega novamente a atualização

Durante o processo de descarga da atualização, podem ter acontecido uma série de fatores que a corromperam ou inutilizaram, como por exemplo quebras na ligação à internet. No entanto, é possível apagar este ficheiro de atualização e iniciares uma nova descarga. Para tal, vai a Definições > Geral > Armazenamento (iPhone ou iPad, consoante o caso), seleciona o ficheiro de atualização localizado entre as aplicações. Aparecer-te-á um botão de confirmação para apagar o ficheiro.

4. Conecta-te a uma fonte de energia

Uma atualização pode levar algum tempo e consumir alguma bateria do dispositivo. Uma vez iniciada a atualização, verás a maçã no ecrã acompanhado de uma barra de progresso e é crucial que este processo não seja interrompido. Por isso, quando efetuares uma atualização, garante que mais de 50% da bateria está carregada e/ou liga o teu telemóvel ao carregador antes ou durante o processo.

5. Modo de recuperação

Apesar da frequência destes acontecimentos ser rara, é possível que no processo de atualização um iPhone ou iPad se torne totalmente inutilizável e não responsivo (tipicamente conhecido como "bricked"). Para identificares este processo, verás que a barra de progresso não avança ou o dispositivo ficou preso no logotipo da Apple. Para situações como estas, é necessário colocar o dispositivo em modo de recuperação e voltar a configurá-lo através de uma conexão ao iTunes ou Finder.

Para dispositivos com Face ID ou posteriores ao iPhone 8, pressiona rapidamente o botão de aumento do volume e depois rapidamente o botão de diminuição de volume. Logo de seguida, pressiona e mantém premido o botão de ligar até que o dispositivo reinicie.

Para o iPhone 7 e anteriores, pressiona e mantém premido o botão de diminuir o volume em simultâneo com o botão de ligar até aparecer o ecrã de recuperação. Para iPads com home button, pressiona e mantém premido o botão de ligar e o home button em simultâneo até entrar no ecrã de recuperação.

Após ter entrado no ecrã de recuperação, liga o dispositivo ao computador e através do iTunes ou Finder restaura as definições do dispositivo. A Apple disponibilizou uma página de suporte para este processo.

6. Desliga e volta a ligar o iPhone ou iPad

Ao desligares e voltares a ligar o dispositivo, tenta novamente proceder à instalação da atualização do sistema operativo. Após estes passos, é expectável que consigas atualizar o teu iPad ou iPhone para a versão mais recente compatível com o teu dispositivo.

Se mesmo assim tiveres problemas ao atualizar o teu dispositivo vale a pena contactares o Suporte da Apple ou dirigires-te a um Centro de Assistência Autorizado da Apple, como por exemplo, a Ponto Sagres, em Aveiro que certamente te ajudarão nisso.

Estas dicas foram-te úteis? Conheces ou utilizas alguma solução diferente destas? Partilha connosco na secção de comentários.