Sabias que a Siri consegue fazer isto?

Sabias que a Siri consegue fazer isto?

Há tantas coisas que a Siri consegue fazer e que muitas vezes os utilizadores desconhecem. Eis algumas dicas para tirar melhor proveito da Siri.

André Morais
∙ 3 minutos de leitura

A Siri é a assistente virtual que serve todos os utilizadores Apple nos seus dispositivos móveis, colunas inteligentes e Macs.

Como sabemos, dentro do universo das assistentes virtuais, a Siri não tem a melhor reputação. Isto porque em termos de versatilidade e "inteligência" a Alexa, por exemplo, consegue superar bastante a Siri.

No entanto, existem algumas funcionalidades da Siri que estão "escondidas" dos utilizadores e que são bastante úteis para o quotidiano dos mesmos. Por isso, vou aqui expô-las para ti!

Encontrar um restaurante perto de ti

Enquanto estamos em pleno confinamento, não é possível dirigires-te a um restaurante para almoçar ou jantar. Contudo, vale a pena mostrar esta funcionalidade da Siri que é bastante útil!

Não te esqueças de dizer: "Hey Siri!" ou "Eae Siri!" dependendo do idioma que estejas a utilizar. De seguida basta dizeres "Find me the nearest restaurants" ou "Encontra os restaurantes mais perto de mim". A Siri vai então mostrar-te uma lista de restaurantes perto da tua localização e após saber a tua escolha, mostra as direções para o restaurante escolhido.

Pronunciar o teu nome de forma correta

Para aquelas pessoas que têm um nome incomum e difícil de pronunciar de forma correta, pode ser um pouco frustrante ouvir a Siri a pronunciar o mesmo de forma errada. Para estes casos a Siri tem a capacidade de aprender a pronunciar o teu nome como deve ser!

Para ensinares a Siri a pronunciar o teu nome, segue os seguintes passos:

  1. Primeiramente diz "Hey Siri!";
  2. Depois enuncia "Learn how to pronounce my name".

A Siri vai então pedir que pronuncies o teu nome para ela tentar imitar. Vão aparecer várias opções no teu ecrã entre os quais podes escolher o que mais se adequa à pronunciação correta do teu nome.

Resolver cálculos

Provavelmente não sabias que a tua assistente virtual favorita é capaz de fazer uma grande variedade de cálculos.

Experimenta perguntar à Siri quanto é 10% de 950€ dizendo "Hey Siri! How much is 10 percent of nine hundred and fifty euros?"

A Siri está diretamente ligada a Wolfram Alpha, um mecanismo de conhecimento computacional desenvolvido pela Wolfram Research que te permite perguntar uma maior variedade de cálculos matemáticos para além dos mais básicos.

Lançar o dado

Para aquelas ocasiões em que estás a ter um momento de lazer com a tua família e perdes o dado do jogo de tabuleiro que estavam a jogar, a Siri pode ajudar-te sem qualquer problema.

Para a Siri lançar o dado basta dizeres "Hey Siri! Roll a dice!", e ela vai dizer um número aleatório. Por defeito, a siri vai "lançar" um dado de 6 lados. No entanto, podes ser ainda mais específico e dizer quantos lados tem o dado que queres lançar. Por exemplo, diz "Hey Siri! roll a three sided dice".

Fazer pesquisas por ti

Certamente já conheceste esta funcionalidade da Siri, mas muito provavelmente a partir de comandos que a mesma não conseguiu executar e, por conseguinte pesquisou os termos que usaste na internet.

Se quiseres tirar o máximo partido desta funcionalidade da Siri basta especificares o que queres que seja o tema de pesquisa. Por exemplo diz "Hey Siri! Search the web for Steve Jobs!"

A Siri vai apresentar-te várias páginas relacionadas com o tema que pediste, neste caso, Steve Jobs.

É definitivamente uma ferramenta muito útil para quem está a fazer um trabalho de pesquisa e não quer perder tempo a escolher o melhor site para fundamentar a sua tese.

Mantém os teus comandos privados

Esta funcionalidade é bastante útil quando precisas de usar a Siri em público.

Para poderes falar com a Siri de uma forma discreta, segue os seguintes passos:

  1. Abre as Definições;
  2. Acede a Siri e pesquisa;
  3. Acede a Respostas da Siri;
  4. Na aba de "Respostas enunciadas" seleciona a opção Só com "Hey Siri".

A Siri passará a responder aos teus comandos sob a forma de texto no ecrã do teu iPhone. Eficaz e discreto.

Por falar em Siri, há que ter um microfone e uns altifalantes funcionais para tirar o máximo proveito da assistente virtual da Apple. No caso de teres problemas neste campo, sabe que te podes dirigir a um Centro de Assistência Autorizado Apple, como o caso da Ponto Sagres e usufruir do seu serviço de reparação à distância, iOS Repair.

Já conhecias estas funcionalidades da Siri? Deixa o teu comentário!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.