Sabias que o iPhone podia ter chegado com uma Click Wheel e teclado numérico?

E que contou com a aprovação de Steve Jobs.
Escrito por Daniel Pinto e
1 min de leitura
Sabias que o iPhone podia ter chegado com uma Click Wheel e teclado numérico?
Publicidade
Publicidade

Antes da Apple anunciar oficialmente o iPhone em 2007, a empresa desenvolveu secretamente vários protótipos, alguns deles com um design bastante inusitado. Esta semana, veio a público um novo protótipo do iPhone com um design realmente intrigante, uma vez que integra uma Click Wheel – anel de comando sensível ao toque incluído no iPod – que se transformava num teclado numérico.

O protótipo revelado por Tony Fadell, principal responsável pelo desenvolvimento do iPod nos anos 2000, é mais uma prova de que o iPod foi usado como base conceptual para o primeiro smartphone da Apple. Antes de 2007, a gigante de cupertino não tinha outro dispositivo móvel além do iPod e, por este motivo, a empresa começou a explorar a ideia de colocar um telemóvel no interior do iPod, tendo assim surgido o protótipo com a Click Wheel.

De acordo com Fadell, o protótipo foi desenhado por uma fabricante nos estágios iniciais de desenvolvimento do “iPod Phone” e permitiria ao utilizador mudar rapidamente a parte inferior do dispositivo para usá-lo como telemóvel. Além disso, incluía uma câmara embutida e as cores eram muito semelhantes às utilizadas no primeiro iPhone.

Do iPod Phone ao iPhone

Fadell refere que a ideia de criar um telemóvel parecido com o iPod, ao invés de um dispositivo totalmente novo, partiu de Steve Jobs. Ele acreditava que o primeiro smartphone da Apple devia ter o mesmo design do iPod porque a Click Wheel era um enorme sucesso.

Embora o ex-vice-presidente da divisão de iPod tenha acreditado inicialmente que esta seria uma boa ideia, acabou por concordar que a experiência de usar um telemóvel com Click Wheel não seria intuitiva. Desta forma, os engenheiros e designers da Apple tiveram de repensar completamente o projeto e foi assim que, mais tarde, surgiu o smartphone com um ecrã sensível ao toque, quase sem botões físicos e um sistema operacional baseado no OS X.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo