• Home
  • Dicas
  • Safari: novas funcionalidades disponíveis no iOS 17
Ícone da aplicação Safari.
Miguel Valente

Safari: novas funcionalidades disponíveis no iOS 17

PUB

Tal como a Apple nos tem habituado há vários anos, a atualização para o iOS 17 será acompanhada de novas funcionalidades nas aplicações de raiz, como é o caso do Safari.

O Safari terá atualizações de privacidade, de pesquisa e muito mais. Hoje revelamos-te nove funcionalidades que podes esperar do Safari no novo iOS.

iOS 17 e os novos perfis do Safari

Além dos grupos de separadores, o iOS 17 vai permitir-te criar diferentes perfis no Safari, que poderás utilizar consoante a pesquisa que queres fazer no momento. Podes, por exemplo, ter um perfil de trabalho, um perfil pessoal e outros consoante a forma como queres organizar a tua atividade de pesquisa.

Cada perfil terá os seus próprios cookies, o seu próprio histórico de pesquisa, as suas próprias extensões e ainda favoritos específicos. Para os definires, basta seguires estes passos:

  1. Abrir as Definições;
  2. Deslizar para baixo até ao Safari;
  3. Tocar em "Novo perfil";
  4. Escolher o ícone, o nome e a cor de fundo;
  5. Definir as preferências para os favoritos e para os separadores;
  6. Tocar em "Concluído".

Para alterares o perfil ativo no Safari, é só tocares no ícone "Separadores" com os dois quadrados sobrepostos, tocar no ícone do meio e escolher a opção "Perfil".

Escolha de perfis do iOS 17.

Janela de navegação privada bloqueada

No iOS 17, as janelas de navegação privada do Safari estarão bloqueadas por defeito. Para as desbloquear e aceder, será necessária autenticação biométrica. Esta atualização significa, na prática, que, se emprestares o teu iPhone desbloqueado a alguém e a pessoa tentar abrir a janela de navegação privada do Safari, não o conseguirá fazer sem desbloquear com Face ID/Touch ID ou uma palavra-passe.

Navegação privada bloqueada.

O objetivo é que o Safari seja fiel à função de uma janela de navegação privada. Ainda assim, podes desativar esta funcionalidade da seguinte forma:

  1. Abrir as Definições;
  2. Tocar em Safari;
  3. Deslizar para baixo até "Pedir ‌Face ID‌ (ou ‌Touch ID‌) para desbloquear a navegação privada";
  4. Tocar no botão para desativar, confirmando com a autenticação de ‌Face ID‌/‌Touch ID‌.

Definir o motor de busca na navegação privada

No iOS 16 já era possível escolher o motor de busca predefinido para usares com o Safari, mas o iOS 17 tem um upgrade: vais podes escolher um motor de busca diferente para a navegação privada. Podes escolher o Google, Yahoo, Bing, DuckDuckGo ou o Ecosia. Se deixares na opção Padrão, o motor de busca da navegação privada será o mesmo da navegação normal.

Ecrã de escolha do motor de busca predefinido.

Se quiseres alterar o motor de busca predefinido na navegação privada, só tens de seguir os passos:

  1. Abrir as Definições;
  2. Deslizar para baixo até ao Safari;
  3. Tocar no Motor de Busca Privado;
  4. Escolher uma das opções;
  5. Sair.

Rastreamento de URLs

O iOS 17 vai proteger melhor a tua navegação, possibilitando que as informações de rastreamento no final dos URLs sejam removidas. Assim, outros sites não poderão servir-se dos mesmos para monitorizar a tua navegação. Na navegação privada, esta funcionalidade é automática, mas pode ser ativada para todas as navegações:

  1. Abrir as Definições;
  2. Deslizar para baixo até ao Safari;
  3. Tocar em "Avançadas";
  4. Tocar em "Proteção avançada contra o seguimento da atividade e de impressões digitais";
  5. Ativar "Toda a navegação".

Ocultar o endereço IP

A atualização do sistema operativo móvel da gigante da maçã terá a opção de ocultar o endereço IP de rastreadores e sites (ou apenas rastreadores) através da funcionalidade iCloud Private Relay. Trata-se de uma expansão da funcionalidade, já que esta estava presente no iOS 16, mas pensada apenas para ocultar o endereço IP de trackers conhecidos.

Melhorias na pesquisa

No iOS 17, os resultados das tuas pesquisas serão exibidos com mais rapidez. Além de uma pesquisa mais responsiva, a atualização do sistema operativo será acompanhada de um leque mais amplo de sugestões de pesquisa.

A Apple adicionou ainda favicons às principais sugestões de pesquisa, o que significa que os resultados de pesquisa provenientes dos teus favoritos, separadores e histórico de pesquisa vão ser destacados.

Ouvir a página

No iOS 17, a Siri vai poder ler um site, o que se revela bastante útil em casos de artigos longos ou outro tipo de conteúdo que queiras ouvir enquanto fazes outra coisa. Esta funcionalidade funciona desde que a Visão de Leitura esteja disponível na página:

  1. Tocar no ícone Aa na barra de pesquisa;
  2. Selecionar a opção "Ouvir leitura da página".
Opção de "ouvir a página" no Safari.

Partilhar palavras-passe e passkeys

Esta funcionalidade, apesar de não ser específica do Safari, vai facilitar o login em sites em que as tuas informações de início de sessão são partilhadas. No ‌iOS 17‌ (assim como no iPadOS 17 e no macOS Sonoma), terás a opção de partilhar palavras-passe e passkeys com amigos e familiares, de forma segura.

Cada pessoa pode ver, adicionar e alterar senhas partilhadas, entrando nas Definições de Palavras-passe e escolhendo "Começar" no cabeçalho "Partilhar palavras-chave e chaves-passe".

Definições de privacidade

Por fim, é importante referir que as definições de privacidade, que incluem "Bloquear todos os cookies", "Medição de anúncios com salvaguarda da privacidade" e "Apple Pay", já não estão na secção "Privacidade e segurança" das definições do Safari, passando para a secção "Avançadas", que está mais oculta.

A versão final do iOS 17 deverá ser lançada neste mês de setembro, aquando da chegada ao mercado do novo alinhamento do iPhone 15 e seus pares.

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Dicas