• Home
  • Notícias
  • Se tens um iPhone inferior ao 12 e vais instalar o iOS 17, temos más notícias...
Se tens um iPhone inferior ao 12 e vais instalar o iOS 17, temos más notícias...
André Fonseca

Se tens um iPhone inferior ao 12 e vais instalar o iOS 17, temos más notícias...

O suporte e período de atualizações que a Apple garante nos iPhones coloca-os acima da média daquilo que qualquer outro fabricante oferece, seja em que smartphone for. Porém, isso não significa que os equipamentos mais antigos sejam capazes de executar determinadas tarefas com a mesma destreza dos mais modernos... Limitações de hardware, ou até decisões da própria Apple, fazem com que, no caso específico do iOS 17, apenas iPhones 12 ou mais atuais consigam tirar pleno partido deste sistema operativo.

Com isto em mente, elaboramos uma lista de novidades do iOS 17 de que apenas os proprietários de iPhones 12, ou até superiores, vão conseguir usufruir:

StandBy no always-on display

Com o StandBy os iPhones vão transformar-se em autênticos ecrãs inteligentes, bastando para isso estarem em carga e na orientação paisagem. Neste modo, vão ser apresentados widgets, notificações personalizadas, relógios diversos, tudo adequado ao gosto do utilizador.

Apesar do StandBy estar disponível em todos os iPhones capazes de correr o iOS 17, apenas os modelos com always-on display conseguirão tirar partido ininterrupto deste recurso: falamos dos modelos 14 Pro e 14 Pro Max... Em todos os outros será necessário ativar o ecrã para ser mostrado o conteúdo do StandBy.

Apontar e falar precisará de sensor LiDAR

Esta funcionalidade permite que o iPhone leia em voz alta o texto escrito em objetos e eletrodomésticos que estejam a ser capturados pela câmara, para onde o dedo do utilizador esteja a apontar.

Porém, esta funcionalidade requer um iPhone com sensor LiDAR, algo apenas presente nos modelos 12 Pro e Pro Max, 13 Pro e Pro Max e 14 Pro e Pro Max.

Reação por gestos no FaceTime

A partir do iOS 17 será possível invocar reações, semelhantes às do iMessage, através de gestos em videochamadas. Ora, tal recurso irá necessitar de um iPhone 12 ou superior, quando em utilização da câmara frontal. Nos modelos mais antigos terá de ser aberta a Central de Controlo de forma manual no sentido de enviar tais reações.

Previsões de texto indisponíveis em iPhones antigos

O iOS 17 usa aprendizagem de máquina para antever o texto que o utilizador vai escrever, permitindo concluir automaticamente palavras ou frases. Apesar de útil, esta funcionalidade funcionará apenas do iPhone 12 em diante, quando estiver o teclado Inglês em utilização.

Correção automática melhorada está restrita ao idioma do dispositivo

A função de correção automática do iOS 17 assenta num modelo de previsão de palavras muito evoluído, mas que está limitado aos iPhones 12 ou superiores, e aos idiomas Árabe, Holandês, Inglês, Francês, Alemão, Hebreu, Coreano, Italiano, Polaco, Português, Romeno, Espanhol e Tailandês.

André Fonseca profile image André Fonseca
Publicado a
Notícias