O próximo CEO da Apple. Quem será?

A Apple estará já a preparar a sucessão de Tim Cook, mesmo que não esteja para acontecer em breve. Conhece o presumível herdeiro aqui.
2 mins de leitura
O próximo CEO da Apple. Quem será?
Publicidade
Publicidade

Já nos acostumámos à presença de Tim Cook e a muitas das caras conhecidas que o acompanham ao longo destes 10 anos como CEO da Apple, cargo que assumiu em agosto de 2011. O certo é que o tempo não pára e, mais cedo ou mais tarde, assistiremos a uma passagem de testemunho e teremos novas caras à frente da marca da maçã. Já temos ouvido falar que Tim Cook e a sua equipa estão "cada vez mais focados no plano de sucessão". O que se sucede? Vamos explorar a seguir.

Tim Cook tem feito um trabalho notável à frente da marca de Cupertino. Embora não tenha ainda dado sinais de que está pronto para se afastar, é natural que se prepare um plano com antecedência, tal como feito anteriormente com ele próprio, para que todo o processo decorra da forma mais natural e fluída possível.

E o próximo CEO da Apple será provavelmente...

Jeff Williams é apontado como o presumível sucessor de Tim Cook.‌

Jeff Williams, atual chefe de operações da empresa, é apontando internamente como o "presumível herdeiro" de Cook, justificado pelas semelhanças entre ambos no modus operandi. Williams é visto como pragmático e orientado a operações, tal como Tim Cook, tendo guiado as operações da empresa a nível global sob a liderança de Cook nos últimos anos. Dadas as semelhanças e o sucesso que se tem alcançado sob a era Cook, é provável que o quadro executivo siga a fórmula vencedora e se mantenha no mesmo caminho.

Conhecendo um pouco melhor Jeff Williams e a sua carreira, ele tem 59 anos, é formado em Engenharia Mecânica pela North Carolina State University e tem um MBA pela Duke University. Começou a trabalhar na IBM em 1985, com 22 anos de idade. Esteve por lá até 1998, quando entrou para a Apple como chefe de Compras Mundiais. Desde aí foi crescendo dentro da empresa e foi em 2015 que Tim Cook o promoveu a COO.

Hoje em dia para além de gerir as operações da Apple, está no comando da sua famosa equipa de design e ainda lidera a equipa do Apple Watch - aliás ano após ano temos visto ele a apresentar os novos modelos de Apple Watch nas Keynotes.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo