Foi através de um comunicado na página do suporte que a Apple deixou a seguinte recomendação a todos os utilizadores: não utilizem acessórios para cobrir as câmaras dos MacBooks e não fechem a tampa com essas coberturas colocadas. Porquê? Segundo a Apple, essa prática pode danificar o ecrã.

De acordo com a empresa, o espaço entre o ecrã e o teclado é muito reduzido e, por essa razão, ao fechar o portátil com uma cobertura de câmara instalada, o ecrã pode sofrer danos. Os utilizadores são assim aconselhados a simplesmente não utilizar este tipo de acessórios, já que tapar a câmara interfere com o sensor da luz ambiente e impede o correto funcionamento do brilho automático e do True Tone.

A Apple garante que os seus computadores são seguros e assegura que sempre que a câmara está a ser utilizada, é ativado um indicador luminoso.

Explica, ainda, que o utilizador pode configurar quais as apps que têm permissões para utilizar a câmara nas Preferências do Sistema.

Caso o utilizador seja obrigado a tapar a câmara no local de trabalho, a preferência deve recair por coberturas que possuem uma espessura de 0,1mm (inferior a uma folha de papel de impressora normal). A Apple recomenda, ainda que não utilizem adesivos que deixem resíduos e diz ainda que, se utilizarem uma cobertura mais grossa que 0,1mm, devem removê-la antes de baixar a tampa do MacBook.

Qual o objetivo destas coberturas da câmara?

A segurança e a privacidade são duas questões que têm vindo a ganhar importância ao longo do tempo. É neste contexto que, a certa altura, grandes personalidades do mundo da tecnologia começaram a utilizar uns acessórios para tapar as câmaras dos portáteis, com o objetivo de impedir que outros os espiassem através delas.

A partir daqui, muitas outras pessoas aderiram ao "movimento", adquirindo este acessório e passando a utilizar estas coberturas na câmara dos portáteis.

A Apple vem agora avisar que tapar as câmaras dos Macs pode prejudicar o equipamento e garante que é impossível utilizar a câmara sem que a luz verde acenda.