• Home
  • Notícias
  • Threads está a chegar... Mas (ainda) não à Europa
Threads está a chegar... Mas (ainda) não à Europa
André Fonseca

Threads está a chegar... Mas (ainda) não à Europa

A Meta, empresa liderada por Mark Zuckerberg e responsável pelas redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, está a preparar-se para o lançamento do Threads, uma nova plataforma que está a gerar uma enorme expectativa pelo seu potencial para se tornar uma grande concorrente do Twitter, especialmente num momento em que a rede social de Elon Musk tem sido objeto de controvérsias. No entanto, ainda não há previsão definida para a sua expansão global, incluindo o mercado europeu.

De acordo com o jornal irlandês The Independent, o lançamento do Threads na União Europeia não acontecerá "por enquanto", principalmente devido ao intercâmbio de informação entre o Instagram e o Threads, e à coleta de diversos tipos de dados que a Meta pretende fazer, como localização, contactos, compras, informações de saúde, dados financeiros, histórico de navegação na Internet e outros dados sensíveis dos utilizadores.

Embora este intercâmbio de informação e coleta de dados não esteja em conformidade com as diretrizes Europeias, é sabido que, apesar dos contactos entre a Comissão de Proteção de Dados (DPC) da Irlanda e a Meta, o órgão regulador não bloqueou a chegada da nova rede social. Em vez disso, a gigante tecnológica optou por adotar uma abordagem preventiva, procurando esclarecer o que considera ser uma falta de clareza na legislação da UE.

Portanto, ainda não se sabe quando o Threads será lançado por cá ou se será lançado algum dia. A Meta ainda não fez nenhum pronunciamento oficial sobre o assunto. Sabe-se é que a nova rede social será lançada nos Estados Unidos e Reino Unido esta quinta-feira (6/7).

André Fonseca profile image André Fonseca
Publicado a
Notícias