Durante a mais recente apresentação de resultados financeiros da Apple, Tim Cook deixou escapar algumas informações sobre aquilo que poderá ser o futuro da Siri. O CEO garantiu que a empresa está a fazer “bons progressos” no desenvolvimento de uma versão mais personalizada e inteligente da assistente virtual, com lançamento previsto para o próximo ano.
Até aqui, nada de novo. Há já algum tempo que sabemos que a Siri está a ser trabalhada de modo a que se torne verdadeiramente útil para todos, durante o dia, todos os dias. Embora Tim Cook não tenha entrado em grandes detalhes, a confirmação de que a Siri renovada continua no calendário da Apple é vista como um sinal positivo, especialmente sem mais atrasos.

Segundo Cook, a “nova” Siri fará parte de um conjunto mais vasto de funcionalidades da Apple Intelligence, que têm vindo a ser integradas em diferentes aspetos e funcionalidades, como a Tradução em Tempo Real, Visual Intelligence ou até o Workout Buddy – introduzido este ano.
Para além disso, a Apple tem incentivado os programadores a tirar partido dos modelos de AI que correm diretamente nos dispositivos. Esse sim é o verdadeiro diferencial no uso de ferramentas de inteligência artificial, na medida em que fazem dos equipamentos terminais realmente inteligentes, mas também mais rápidos na execução dessas tarefas, e mais seguro.
Assim, de acordo com rumores internos, a estreia da Siri de nova geração deverá acontecer com o iOS 26.4 – isto é, na primavera de 2026. No entanto, há relatos de que os testes iniciais levantaram preocupações quanto ao desempenho… Resta aguardar para ver o que a Apple vai trazer realmente.