Tim Cook revela aquilo que mais o inspira
Pedro Alves

Tim Cook revela aquilo que mais o inspira

PUB

Tim Cook, CEO da Apple desde 2011, é uma figura bastante conceituada no panorama tecnológico mundial. O facto de encabeçar uma das empresas mais valiosas do planeta contribui bastante para esse facto, como é natural, contudo o seu caminho de sucesso em muito se deve também a valores pessoais pelos quais se guia desde sempre.

Numa entrevista recente à GQ, Tim revelou aquilo que mais o inspira, mencionando cinco fatores aparentemente distintos entre si, mas que, todos juntos, fazem com que tenha a força e a motivação necessárias para enfrentar cada novo dia. Vamos passar a abordar cada um deles individualmente.

Cartas de clientes

Cook revelou que a primeira coisa que faz todos os dias, logo pela manhã, é ler cartas de clientes a si endereçadas. O motivo que o leva a fazer isso é o facto de se interessar em saber, pela voz dos utilizadores, de que forma os produtos criados pela Apple influenciam positivamente as suas vidas, dado que são projetados para isso mesmo. A par de histórias comoventes, naturalmente algumas reclamações acabam por surgir pelo meio... Mas mesmo essas servem para Tim manter os pés bem assentes na terra, e perceber o que vai na mente dos consumidores, o que os apoquenta e o que pode a Apple fazer para alterar esse estado de espírito para outro mais animador.

Parques nacionais americanos

Os parques nacionais são uma espécie de refúgios para Cook, aos quais pode recorrer para limpar a mente e renovar a sua perceção de pequenez humana que algumas vezes se desvanece. Durante as caminhadas por estes locais magníficos, o CEO aproveita ainda para refletir no significado do lugar que ocupa na humanidade, mas também para se desligar por algum tempo, pelo menos enquanto a falta de sinal de rede assim o permitir.

A equipa da Apple

Tim vê na sua equipa a inspiração necessária para o fazer pensar em tudo de uma forma diferente, debater perspetivas e discutir soluções que, sozinho, nunca as teria sequer imaginado. O facto de lidar diariamente com um conjunto de pessoas brilhantes mas completamente distintas umas das outras é descrito por Cook como uma autêntica jóia. Por outro lado, o CEO da Apple procura retribuir a inspiração recebida, ao tentar ter na sua equipa o mesmo efeito que ela tem em si.

Desporto

Cook vê no desporto uma forma de unir as pessoas, independentemente da sua cultura, orientação política ou personalidade, pois durante os últimos minutos de qualquer jogo nada mais existe do que um foco no resultado, que tem o poder de quebrar qualquer barreira que possa existir entre indivíduos. Deste modo, fica provado que um objetivo comum, como por exemplo uma vitória desportiva, tem um potencial social imensurável.

Jovens

A última inspiração de Tim Cook reside nos jovens, dada a sua aptidão para pensarem nas coisas de forma distinta da que se observa nas gerações mais velhas. Os jovens recusam-se a aceitar o que está simplesmente implementado pelo poder do tempo, querendo moldar o mundo à sua maneira característica. Cook, enquanto jovem, foi inspirado por ídolos como Martin Luther King, o que influenciou a forma como olha para os direitos humanos e a justiça no mundo.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Notícias