Torna-te o mestre dos grupos no iMessage com estas dicas

Torna-te o mestre dos grupos no iMessage com estas dicas

Se tens várias conversas em grupo no iMessage, conhece estas dicas importantes para te tornares o mestre no assunto.

João Valente
∙ 5 minutos de leitura

Se grande parte do teu círculo de amigos ou os contactos com quem falas com mais frequência possuem um iPhone, sabes que não há melhor do que utilizar o iMessage. O serviço de mensagens da Apple torna-se ainda uma escolha mais acertada se tiveres outros dispositivos como um iPad, MacBook e até um Apple Watch.

Pois bem, neste artigo venho expor preciosas dicas para utilizares nos grupos no iMessage que tenhas com amigos, família ou até colegas de trabalho.

Altera a fotografia e o nome do grupo

Começamos pelo mais básico, mas que faz toda a diferença. Se tiveres vários grupos começa a ficar um pouco confuso mantê-los, que implica perder tempo à procura do grupo certo quando queremos enviar uma mensagem.

Para isso, abre a conversa de grupo que pretendes editar, clica em cima dos avatar dos participantes da conversa e, depois, no ícone de informação (i). Clica em "Alterar nome e fotografia" para procederes às alterações.

No que toca à fotografia do grupo podes escolher entre capturar uma no momento, escolher da galeria, um emoji ou Memoji e podes até fazê-los sobressair com uma cor de fundo diferente para cada grupo.

Afixa conversas de grupo no topo da aplicação de mensagens

Há pessoas com quem conversamos todos os dias e, da mesma forma, há também grupos com os quais trocamos mensagens diariamente. Para não perderes tempo à procura dos teus grupos do dia a dia, podes afixá-los no topo da aplicação de mensagens do teu iPhone, iPad ou Mac.

Podes consegui-lo através de vários métodos:

  • Pressina o grupo que queres afixar até aparecer a pré-visualização do grupo juntamente com algumas opções. De entre elas encontra-se a opção "Afixar", clica nela.
  • Faz um swipe da esquerda para a direita até aparecer o ícone de um pionés. Podes clicar nele ou então continuar o swipe até ao fim do ecrã.
  • Arrasta a conversa para o topo, onde já tenhas outras conversas afixadas-

Nota que há um limite de 9 conversas que podem estar afixadas no topo da aplicação, por isso, tens de escolher as mais importantes para ti!

Ainda no tema, se quiseres reverter a ação por já não dares tanto uso a um qualquer grupo, podes simplesmente pressionar o ícone do grupo e clicar em "Desafixar".

Menciona alguém no grupo

Num grupo com muitas pessoas, por vezes damos por nós a querer perguntar algo a uma pessoa específica. Para isso, abre a conversa de grupo na qual queres mencionares alguém e:

  1. Enquanto rediges a mensagem, escreve o nome ou alcunha da pessoa que queres mencionar. O nome da pessoa irá aparecer em cinzento.
  2. Clica em cima do nome e irá aparecer um pop-up com o nome da pessoa e a fotografia.
  3. Clica no cartão pop-up. Verás, de seguida, o nome da pessoa brilhar e ficar azul.

Depois de enviada a mensagem, o nome da pessoa mencionada irá permanecer em negrito.

Responde a mensagens específicas e usa reações

Um funcionalidade que se estreou no ano passado com o lançamento do iOS 14 e que veio facilitar as conversas no iMessage. Agora, podes responder diretamente a uma qualquer mensagem, mantendo o fluxo da conversa separado de outros assuntos ou temas. Isto é super útil, sobretudo em grupos onde muitas vezes acontece haver conversas paralelas.

Há duas formas de responder a uma mensagem:

  • Pressionando (iPhone XR, 11 e superiores) ou aplicando força (iPhone XS e anteriores com 3D Touch) até aparecer as reações à mensagem e o menu de opções.
  • Clicando duas vezes por cima da mensagem.

Clicando em responder, a mensagem ficará em destaque, juntamente com outras mensagens que já tenham sido respostas anteriores.

Para reagir às mensagens o processo é o mesmo, apenas tens de selecionar a reação que pretender aplicar ao invés de clicar em responder.

Silencia todas as notificações do grupo exceto as menções

Por vezes as conversas são tão interessantes que as pessoas do grupo não se calam e acabam por nos distrair do que estamos a fazer.

Felizmente, há uma forma de resolver isso. Poder dar mute ao grupo mas manter as notificações de quando alguém te menciona ativas para assim saberes sempre que alguém se está a dirigir diretamente a ti.

  1. Abre o chat de grupo e clica em cima da imagem do grupo (ou por cima dos avatares no caso de teres ignorado o ponto número 1).
  2. Carrega em "informação" e desce até veres a opção "Ocultar avisos".
  3. Aciona a opção "Ocultar avisos".

Desativa todas as notificações de grupos

Se não queres receber quaisquer notificações dos teus grupos, mesmo quando mencionam o teu nome, podes desativá-las nas definições. Para tal vai a Definições > Mensagens. Procura "Menções" e desativa a opção "Notificar-me".


Agora podes tornar-te o mestre dos grupos do iMessage e evitar ser distraído com conversas menos interessantes em certos grupos.

Conheces alguma dica extra? Partilha connosco a tua experiência de utilização dos grupos do iMessage nos comentários!