A tradução de páginas web pode ser útil em várias situações: para perceber o contexto de uma frase que nos está a escapar, para nos habituarmos a uma nova língua que estamos a aprender ou simplesmente porque não compreendemos o idioma original.
O Safari permite-te traduzir uma página por inteiro ou apenas uma secção de uma página sem necessitar da ajuda de aplicações de terceiros.
Como usar a ferramenta de tradução do Safari numa página web
- Quando a tradução está disponível, vês na barra de pesquisa o ícone de "Traduzir". Verás ainda o texto "Tradução disponível" na barra de pesquisa;
- Clica no ícone e escolhe "Traduzir para Português", dentro das opções disponíveis para a página em que te encontras;
- Depois de selecionares a opção, a página estará traduzida e o ícone destacado. Se usares o mesmo separador para abrir uma página do mesmo site, também ela será traduzida;
- Se quiseres voltar ao texto original, é só clicares no ícone de "Traduzir" e depois em "Ver original".
Como traduzir apenas uma porção da página no Safari
Caso não queiras traduzir a página inteira, podes traduzir somente uma frase ou um parágrafo:
- Seleciona com o cursor a porção de texto que queres traduzir;
- Depois, seleciona a opção "Traduzir";
- Nos menus pop-up, escolhe o idioma para o qual pretendes traduzir;
Também podes usar o botão "Play" para ouvires o texto traduzido e o botão de "Copiar tradução" para colares onde quiseres.
Podes contribuir para melhorar as traduções do Safari
Se verificares que uma tradução está incorreta, volta a clicar no ícone de "Traduzir" na barra de pesquisa e seleciona "Comunicar problema na tradução". Depois de selecionares um dos problemas na lista de problemas de tradução basta clicares em "Comunicar" para ajudares a Apple e outros utilizadores a terem traduções ainda mais fiéis ao texto original.
Agora que sabes como usar as funcionalidades de tradução do Safari, já não vais precisar de procurar incessantemente uma página em que compreendas o idioma original ou usar tradutores de terceiros.
Deixa o teu comentário