Se és proprietário de um modelo mais recente de iPhone, iPad ou Mac, já deves ter reparado numa funcionalidade chamada True Tone. Esta tecnologia desenvolvida pela Apple permite ajustar automaticamente a temperatura de cor do ecrã, com base na luz ambiente. Utiliza os sensores de luminosidade integrados para adaptar o brilho e os tons exibidos e tornar as cores mais naturais e o conteúdo mais confortável à vista.
A luz do ambiente interfere na forma como vemos as cores e, por isso, se estiveres numa sala com luz amarela ou ao ar livre, as tonalidades do ecrã podem parecer artificiais ou demasiado frias. O True Tone compensa esse efeito, equilibrando os brancos e ajustando os tons para que tudo pareça mais "real".

Onde está disponível?
O True Tone está presente numa vasta gama de dispositivos Apple, a saber:
iPhones
- Todos os modelos a partir do iPhone 8 (incluindo o iPhone SE de 2.ª geração)
iPads
- iPad Pro (desde 2016)
- iPad Air (desde 2019)
- iPad mini (5.ª geração)
Macs
- MacBook Air (desde 2019)
- MacBook Pro (desde 2018)
- iMac de 27" Retina 5K
Outros
- Pro Display XDR
- Monitores LG UltraFine 4K e 5K
- Apple Thunderbolt Display (com adaptador e Mac compatível)
Como ativar ou desativar o True Tone?
O True Tone está ativo por padrão nos dispositivos compatíveis. No entanto, se quiseres ativar ou desativar a funcionalidade manualmente, deves seguir estes passos:
- No iPhone ou iPad: vai a Definições > Ecrã e brilho, e ativa a opção True Tone (ou, então, acede à Central de controlo)
- No Mac: abre as Preferências do Sistema > Monitores, e marca ou desmarca a caixa True Tone

Quando deves (ou não) usá-lo?
Na maioria dos casos, manter o True Tone ativo é benéfico. Proporciona uma experiência visual mais equilibrada, reduz o cansaço ocular e melhora a legibilidade, especialmente em ambientes muito iluminados.
Contudo, há situações em que o True Tone pode ser contraproducente. Estas são algumas delas:
- Trabalhos de edição de imagem ou vídeo com exigência de fidelidade de cor absoluta
- Ambientes com luzes calibradas profissionalmente, como estúdios
Nos contextos referidos acima, as alterações subtis de cor introduzidas pela tecnologia podem interferir com a precisão exigida.