Tudo o que sabemos sobre os próximos iPhones

Tudo o que sabemos sobre os próximos iPhones

Houve muitos rumores que não se concretizaram sobre o iPhone 12, mas que poderão tornar-se realidade nos iPhones de 2021. Eis tudo o que sabemos sobre eles.

João Valente, Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 6 minutos de leitura

Houve vários rumores para o iPhone 12, de 2020, que não se concretizaram. Ao que parece, grande parte deverá chegar este ano com os novos modelos de iPhone a serem lançados. Juntamos para ti neste artigo, tudo o que já sabemos sobre o iPhone de 2021.

O nome do iPhone de 2021

Os primeiros rumores começaram com referência ao 'iPhone 13' como o iPhone de 2021, no entanto, também já foi apontada outra nomenclatura, referindo que este ano poderá ser um ano 'S'.

Assim, 'iPhone 13 mini', 'iPhone 13', 'iPhone 13 Pro' e 'iPhone 13 Pro Max', ou, 'iPhone 12S mini', 'iPhone 12S', 'iPhone 12S Pro' e 'iPhone 12S Pro Max' poderão ser os nomes escolhidos para os modelos a serem lançados este ano.

O mesmo design, um notch mais pequeno

A Apple fez mudanças significativas no design do iPhone 12, tornando todo o corpo do dispositivo mais retilíneo e com menos curvas. Sendo que o ciclo de design do iPhone tem sido de 3 anos, tudo leva a crer que essas mudanças deverão manter-se nos modelos de 2021 contando, no entanto, com pequenas alterações e melhorias que vêm certamente agradar todos os consumidores.

Uma das pequenas (contudo, grandes) mudanças a acontecer este ano, e que nunca mudou desde que foi introduzido pela Apple: o notch.

Comparação do notch do iPhone de 2021 com o iPhone 12
Comparação do notch do iPhone de 2021 com o iPhone 12

Não vamos já deitar muitos foguetes porque já havia este rumor no ano passado e não se verificou, mas este ano a possibilidade é certamente maior. É também preciso ter em mente que, reduzir o tamanho do notch não é, de todo, sinónimo de remover o notch. Ou seja, ele vai continuar por cá, mas num tamanho mais reduzido.

Possível disposição dos sensores no novo iPhone de 2021
Possível disposição dos sensores no novo iPhone de 2021

Na imagem acima, é feita uma ilustração de como a Apple poderá dipor os sensores necessários para o Face ID, bem como o altifalante frontal do iPhone, de modo a reduzir o tamanho do notch.

Reduzir o notch abre portas para um novo layout das câmaras traseiras. Ao libertar algum espaço na zona superior do interior do iPhone torna possível a Apple dispor as câmaras traseiras numa outra posição diferente da que temos visto até agora.

Ecrã com tecnologia ProMotion

Já era um rumor para a gama Pro do iPhone 12 que, apesar de tudo, não se veio a verificar. Este ano os rumores voltam à carga e afirmam afincadamente que este será o ano do ProMotion nos modelos Pro do iPhone.

Ecrã com tecnologia ProMotion (120 Hz) no iPhone 2021
Ecrã com tecnologia ProMotion (120 Hz)

No caso de não saberes o que é o ProMotion, é uma funcionalidade de alguns dispositivos Apple que permite adaptar a taxa de atualização do ecrã mediante a sua utilização. Assim, o iPhone deverá alternar entre 120Hz e 60Hz mediante o uso dado.

Para conseguir este feito, a Apple deverá utilizar ecrãs fornecidos pela Samsung, mais especificamente com tecnologia LTPO, que permitirá não só alcançar a taxa de atualização variável, como também introduzir a funcionalidade "always on display". Claro que, a confirmar-se, o que surgirá no ecrã bloqueado serão eventualmente as horas, estado da bateria e outras funcionalidades úteis. Este modelo da Samsung permitirá uma poupança de bateria, mas não convém abusar.

Câmaras

A saliência posterior deverá alargar e aumentar a sua espessura para poder acomodar câmaras mais largas e promeminentes, bem como os restantes sensores, como é o caso do LiDAR, cuja dimensão se prevê igualmente alargada, tal como se poderá ver na imagem da PetaPixel.

Aumento do módulo de câmaras. Fonte: Everything ApplePro
Aumento do módulo de câmaras. Fonte: Everything ApplePro

Nas versões base, o módulo das câmaras poderá conhecer uma nova disposição diagonal, já que também estes modelos sofrerão um aumento na sua dimensão. Será a solução para acomodar este upgrade sem aumentar o tamanho do módulo.

Disposição diagonal das câmaras nos modelos base do iPhone 2021
Disposição diagonal das câmaras nos modelos base do iPhone 2021

Supõe-se ainda que a estabilização ótica Sensor-Shift se torne transversal a todos os modelos e não apenas restrita à lente grande angular do iPhone 12 Pro Max, tal como acontece hoje em dia. Esta medida, a confirmar-se, contribuirá para melhorias claras, no que respeita à estabilização de captura de imagem e à performance em condições de luz reduzida, a de toda a nova gama deste iPhone.

Bateria

Tal como se tem dito por aí, esta versão do iPhone consistirá mais numa evolução do que numa revolução. O processador A15 deverá ter uma eficiência acrescida entre 15 e 20%. Circulam também rumores que a estrutura interna do telefone terá uma placa de circuitos flexível em vez de rígida, característica que libertará espaço no interior do aparelho, a ser preenchido com mais bateria. Por ambos estes motivos, poderemos estar perante um aumento muito interessante no que concerne à autonomia do iPhone.

Quantos modelos e para quando?

Tal como em 2020, esperam-se quatro modelos muito semelhantes ao alinhamento atualmente em comercialização. Apresentamos-te um quadro-resumo com as especificações que poderão caracterizar a nova versão.

Mini Base Pro Pro Max
Tamanho do ecrã 5,4'

13,7 cm

6,1'

15,4 cm

6,1'

15,4 cm

6,7'

17 cm

Resolução 2340x1080

2532x1170 2532x1170 2778x1284
Taxa de atualização 60Hz

60Hz 120Hz 120Hz
Câmara traseira 2x 12MP

2x 12MP 3x 12MP 3x 12MP
Câmara frontal 1x 12MP

1x 12MP 1x 12MP 1x 12MP
Chipset A15

A15 A15 A15
Bateria 2,406mAh

3,095mAh 3,095mAh 4,352mAh
Carregador 25W

25W 25W 25W
Armazenamento Até 1TB

Até 1TB Até 1TB Até 1TB

Quando ao preço, esperava-se uma variação entre os €829 e os €1279 (versões base), tal como já é habitual na Apple. No entanto, o fornecedor de chips para o iPhone - Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Limited (TSMC) - terá informado os seus clientes que os custos de produção poderão aumentar na ordem dos 20% a partir de janeiro de 2022, afetando as encomendas precedentes, circunstância que poderá refletir-se no preço de venda ao público dos iPhones para mitigar esse impacto.

Cores

Espera-se que a paleta de cores se mantenha, sendo que poderá ser aumentada. Circulam rumores que o rosa e o laranja poderão juntar-se à oferta atualmente disponível.

Possível data de lançamento

No website chinês IT Home, o já chamado iPhone 13 está programado para ser lançado no dia 17 de setembro, data a partir da qual se poderá proceder às pré-encomendas. Vale o que vale. Só a Apple confirmará, e muito brevemente. Setembro está ali ao virar da esquina.

Valerá a pena?

A atualização constante e anual dos iPhone é algo a que a Apple nos habituou. Em regra, versões seguintes a um modelo com novo design costumam ser pouco cativantes. Ainda nem um risco fizemos ao nosso iPhone comprado no final do ano passado e já estamos a ser bombardeados com as especificações do que aí virá daqui a uns meses.

Circulavam rumores sobre a remoção da entrada do cabo Lightning para carregamentos totalmente sem fio nas versões Pro, bem como a reintrodução do Touch ID embutido no ecrã. Foram perdendo força, e hoje temos quase como certo que ambas as modificações não serão implementadas este ano. Mas a Apple surpreende! Nunca se sabe...

A verdade é que é sempre entusiasmante pensar nas próximas inovações e recursos que a empresa da maçã nos vai disponiblizar nos novos modelos. De que modo poderão a nossa criatividade e imaginação ser canalizadas e exponenciadas através de um novo iPhone? No trabalho, hobbie ou simplesmente lazer, é incontornável o papel que este retângulo metálico desempenha nas nossas vidas.

Esperar pelo iPhone de 2022 ou avançar já para o deste ano? Entre rumores e especulações, não há dúvida que estas projeções são cada vez mais afinadas e certeiras. Setembro é praticamente agora, e portanto vamos aguardar só mais um bocadinho para ver o a Apple nos vai trazer.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.