• Home
  • Conceito
  • Uma Dock Dinâmica no macOS seria algo fantástico!
Uma Dock Dinâmica no macOS seria algo fantástico!
Pedro Alves

Uma Dock Dinâmica no macOS seria algo fantástico!

A Apple tem dotado o iOS de novas formas de interação, como por exemplo as Atividades ao Vivo presentes no ecrã bloqueado. Esta funcionalidade permite aos utilizadores ir seguindo em direto o progresso de algumas atividades, como por exemplo um resultado desportivo, o tempo de chegada de um Uber, ou a reprodução multimédia de conteúdo áudio. A própria Ilha Dinâmica também é um exemplo disso, dada a forma que a gigante da maçã desenvolveu para tirar partido dessa zona do ecrã.

Porém, outros sistemas operativos como, por exemplo, o macOS, não foram ainda alvo da integração de nenhuma funcionalidade deste género. Para colmatar essa falha, o utilizador Janum Trivedi desenvolveu um conceito no qual seria possível interagir dinamicamente com ícones na dock.

Conforme é possível ver no curto vídeo acima, a criação de ícones fluídos e dinâmicos abriria a porta a uma série de ações atualmente inexistentes no macOS. O simples pousar da seta do rato em cima destes elementos faria aparecer opções distintas, consoante a aplicação em questão. Por exemplo, parar a seta em cima das Mensagens mostraria atalhos para as conversas não lidas, em cima da Música abriria uma interface com os controlos de reprodução, e em cima do Safari apresentaria o progresso dos downloads a decorrer.

Um outro utilizador, Andrew Sereda, teve uma ideia semelhante, contudo no seu conceito a dock teria uma área reservada às Atividades ao Vivo, que mudariam com um simples deslizar do rato.

Infelizmente, estamos na presença de meros conceitos desenvolvidos por amantes da Apple, que num futuro próximo não deverão ter aplicação prática nas versões finais do macOS. Porém, seria muito interessante que a empresa olhasse mais de perto para as ideias da sua comunidade, pois muitas delas são bem interessantes e constituiriam mudanças úteis e de relevo.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Conceito