Utiliza um comando de voz secreto para desbloquear o teu iPhone

Utiliza um comando de voz secreto para desbloquear o teu iPhone

Farto dos métodos convencionais para desbloqueares o teu iPhone? Utiliza um comando de voz secreto para o fazeres sem olhar ou sequer pegar no teu iPhone.

Ricardo Crespo
∙ 5 minutos de leitura

A Siri é uma assistente muito útil, que através da tua voz te permite ter acesso a variados recursos do iPhone, desde pedir para enviar uma mensagem de texto a um amigo, criar uma nota, configurar um alarme, acender as luzes, etc. No entanto, a Siri não te consegue desbloquear o iPhone. Mas há uma maneira menos conhecida de desbloqueares o teu iPhone sem utilizares o Face ID, Touch ID ou inserires o código.

Há alguns anos, a Apple reinventou o Controlo por Voz como um recurso de acessibilidade que permite aos seus utilizadores controlar quase todos os aspectos do iPhone apenas com a voz. Existem mais de 300 comandos de voz que permitem que executes tarefas básicas, como voltar ao ecrã principal ou aumentar o zoom no ecrã, mas também há uma maneira de usar o Controlo por Voz para desbloquear o teu iPhone com um comando de voz personalizado.

Ao inserir o teu código manualmente para desbloquear o iPhone, toca no ecrã no mesmo lugar sempre que a posição da tecla numérica for fixada. Com esse conhecimento, um comando de controlo de voz personalizado pode ser criado para permitir que o teu iPhone digite o código para ti. Tudo o que tu precisas de fazer é gravar o gesto e criar um comando de voz que ninguém adivinharia.

Qual a necessidade disto?

Em algumas situações este truque pode ser útil. Talvez os teus dedos estejam sujos e não queres tocar no iPhone para ler as instruções do resto da receita que estás a cozinhar. Podes não querer ou não poder usar o Face ID ou o Touch ID para desbloquear e não estares perto o suficiente do teu iPhone. Talvez estejas concentrado em algum jogo importante que requer atenção tanto das mãos quanto dos olhos, e desejas apenas ouvir a mensagem que recebeste mais recentemente.

Existem muitas razões pelas quais isto pode ser útil, mas também é simplesmente bestial ser capaz de fazer isto, quer precises ou não. Quer dizer, o que poderia ser mais fixe do que dizer às pessoas que consegues desbloquear o teu iPhone sem estar a segurá-lo ou a olhar para ele?

Passo 1: Criar um novo comando de Controlo por Voz personalizado

Para criar um novo comando de Controle por Voz personalizado, deves dirigir-te às configurações de Controlo por Voz. Vai às Definições -> Acessibilidade -> Controlo por Voz. De seguida, clica em “Personalizar Comandos” e em “Criar Novo Comando”.

Se vires “Personalizado” em vez de “Criar novo comando”, significa que já criaste um ou mais comandos de controlo por voz personalizados.

Criar um comando de voz personalizado no Controlo por voz do iPhone
Criar um comando de voz personalizado no Controlo por voz do iPhone

Passo 2: Dá um nome ao teu novo comando de Controlo por Voz personalizado

Onde diz 'Expressão' na janela de edição do Novo comando, insere a frase exclusiva que vais utilizar para executar o gesto de desbloqueio. O teu iPhone ouve 24 horas por dia, 7 dias por semana, quando o Controlo por Voz estiver ligado, então cria algo que não costumes dizer, caso contrário, ele poderá executar o comando a toda a hora e tu não queres isso.

Infelizmente, ao contrário da Siri, qualquer um pode dizer o comando para desbloquear o iPhone com o Controlo por Voz, uma vez que não existe reconhecimento de voz neste recurso. Recorda-te que não convém escolheres uma frase tão fácil que qualquer um possa adivinhar, como "Abre-te, Sésamo!" ou "Desbloquear o iPhone". Estas devem ser evitadas!

Depois de inserires a expressão, pressiona “Ação” e seleciona a opção de gesto “Executar gesto personalizado”. E agora chegamos à parte difícil de criação do controlo.

Passo 3: Criar o gesto de inserção do código

Não importa qual é o teu código, precisarás de tocar no ecrã exatamente onde tocas normalmente, de quando desbloqueias o iPhone manualmente.

Se tiveres um código de quatro dígitos, deve ser relativamente simples. Mesmo com uma senha de seis dígitos, irás conseguir obter o gesto com algumas tentativas. No entanto, será difícil gravar o gesto se utilizares um código alfanumérico porque terás uma margem de erro menor quando se trata de onde tens de pressionar exatamente; ainda é possível, mas pode demorar um pouco para o tornares  perfeito.

No exemplo em cima, o gesto para simular a digitação do código no ecrã, que é 1254 para este guia.

Quando estiver correto, pressiona “Guardar”.

Passo 4: Guarda o teu comando de Controlo por Voz personalizado

Mesmo depois de guardar o gesto, irás precisar também de guardar o comando. Pressiona “Novo comando” para voltar e pressiona “Guardar”. Ai deverás ver o teu novo comando personalizado com a tua frase escolhida como título.

Passo 5: Ativa o Controlo por Voz

Para aproveitar as vantagens deste truque de desbloqueio do iPhone, necessitas ter o Controle por Voz ativado. Existem várias maneiras de fazer isso, e cada método abaixo também pode ser utilizado para desativar o Controle por Voz quando não precisares mais dele.

  • Vai às Definições -> Acessibilidade -> Controle por Voz e ative o botão “Controlo por Voz”.
  • Diz à Siri “Ativar o Controle por Voz”.

Um ícone de microfone azul aparece na barra de status, que indica que o Controlo por Voz está ativo e a ouvir os teus comandos.

Passo 6: Desbloqueia o teu iPhone com a tua voz

Agora é hora de utilizares a tua frase secreta para executar o comando, imitar o teu gesto e desbloquear o teu iPhone. Pega no teu iPhone, no ecrã de desbloqueio, e diz a tua frase. Depois de um segundo ou mais, deves ver o gesto aparecer no ecrã a digitar o teu código. Quando o gesto for concluído, o teu iPhone deverá ser desbloqueado e verás uma pequena notificação a indicar que o comando foi executado.


A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.