• Home
  • Dicas
  • VPN ou antivírus? Será que precisamos de ambos?
VPN ou antivírus? Será que precisamos de ambos?
Pedro Alves

VPN ou antivírus? Será que precisamos de ambos?

PUB

A guerra entre ferramentas de proteção digital é hoje mais tensa do que nunca, o que leva muitos utilizadores a questionarem: VPN ou antivírus? Primeiro que tudo, importa descrever o que compreende cada um destes conceitos, de forma a diferenciá-los entre si.

VPN

VPN é o acrónimo de Virtual Private Network, que traduzido para português significa rede virtual privada. Como o próprio nome indica, o intuito de uma VPN é o de criar uma ligação privativa entre o dispositivo do utilizador e o servidor selecionado, com a finalidade de filtrar os dados de navegação, tornando-os invisíveis aos olhares das ameaças digitais. Assim, os dados do tráfego são encriptados pela VPN em utilização, que os desencripta antes de chegarem ao seu destino final. Desta forma, não há como saber quem está a aceder a determinado site, conteúdo ou serviço; ao mesmo tempo, a proteção contra a maioria dos ataques fica assegurada, dado o facto do IP do utilizador estar, meramente, escondido. Assim, se não se sabe quem é nem onde está o alvo, como é que se vai perpetrar um ataque? A resposta é simples: não se vai.

Outra vantagem que apenas a VPN consegue assegurar é ser possível navegar como se se estivesse fisicamente em qualquer país, dentro dos servidores disponíveis pelo provedor deste serviço que se estiver a usar. Tal funcionalidade acaba com o acesso a conteúdos e aplicações com bloqueios geográficos, e abre todo um novo mundo no que concerne ao catálogo dos serviços de streaming.

Antivírus

O antívirus protege os sistemas e os dispositivos contra os ataques de todo o tipo de software, que poderá ter como objetivo roubar os teus dados, invadir a tua privacidade, ou simplesmente provocar comportamentos indesejados nos teus equipamentos. Este tipo de ameaças está sempre a progredir, pelo que é importante manteres o teu antivírus o mais atualizado possível.

O trabalho de um antivírus requer uma análise frequente ou constante a todo o conteúdo do teu dispositivo, algo que pode consumir recursos preciosos e interferir com o comportamento da máquina.

Qual a melhor escolha?

Em abono da verdade, estamos perante duas ferramentas, de certa forma, distintas. O ideal será poder contar com a ajuda de ambas em simultâneo, contudo, no cômputo geral, e havendo a possibilidade de usar apenas uma, é inegável que a VPN acarreta mais vantagens.

O antivírus identifica vírus ativos e malware, e remove-os sempre que possível, mas a VPN mantém a navegação na internet privada (navegação essa responsável pela entrada da esmagadora maioria das ameaças), esconde a tua identidade online, ajuda a combater o phishing, impede a abertura de páginas não solicitadas, e consome menos recursos na máquina onde estiver instalada. Assim, se se tiver de optar, é melhor que seja pela VPN em detrimento do antivírus do que o oposto.

Com isto em mente, temos uma sugestão de VPN para todos os nossos leitores: falamos da Private Internet Access.

Esta VPN oferece todas as vantagens mencionadas, e ainda outras que não tiveram aqui destaque. Graças a uma parceria entre o iFeed e a Private Internet Access, é possível usufruir de 30 dias gratuitos para os interessados atestarem a qualidade do serviço. Após esse período, o valor da subscrição começa em 1,92€ mensais, que dão direito a mais três meses de oferta no plano de dois anos. É ou não é vantajoso? Aproveitem!

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Dicas Patrocinado