Sami Tauber, uma artista multimédia que adota a persona do avatar digital VNCII, apresentou na manhã do último dia da Web Summit 2023, a sua perspetiva sobre fase tecnológica que estamos a atravessar.
Na perspetiva de Sami, encontramo-nos numa fase de metamorfose: o Metaverso ainda não existe, mas já estamos no "casulo", o que significa que, mais tarde ou mais cedo, o Metaverso vai existir, basta que se reúnam as condições para isso.
A aproximação de Sami Tauber à música - e à arte, de forma geral - inspira-se em Leonardo Da Vinci, daí o seu nome artístico, VINCII. Para a artista, a metamorfose do Metaverso permite que nos desdobremos em várias áreas.
Questionando-se sobre onde é que a Inteligência Artificial nos deixa como criadores, demonstrou a sua confiança no potencial infinito de todos nós, acreditando que, através de avatares digitais, podemos atingir todo esse potencial.
Acredita no potencial infinito de todos nós e que, criando um avatar digital, podemos atingir todo esse potencial. Ainda assim, temos a responsabilidade de não nos perdermos no mundo digital.
Sami mostrou ainda dois dos seus videoclipes animados para ilustrar que o storytelling tem mais poder se juntarmos a música ao gaming. O Metaverso, juntamente com a Inteligência Artificial, pode ser um autêntico paraíso para criadores. A artista revelou ainda uma experiência coletiva de gaming que permite que várias pessoas se juntem como co-criadores e criem simultaneamente, em tempo real.
Talvez um dia a AI crie conteúdo para AI, mas, neste momento, estamos a criar para humanos, e, mesmo no Metaverso não podemos perder essa vertente humana. Neste meio, a criatividade consciente pode inspirar as gerações mais novas que estão a crescer com esta realidade.
Apesar de se tratar, no fundo, de um mundo artificial, Sami acredita que nos podemos tornar mais reais no Metaverso, dadas as infinitas possibilidades. Terminou sublinhando que a arte deve ser usada como uma fonte para o bem. A Inteligência Artificial pode permitir cumprir o potencial humano ao serviço do outro.
Tudo o que precisas de saber sobre a Web Summit 2023 vai estar aqui no iFeed.
COBERTURA PATROCINADA
A cobertura de um evento com esta envergadura requer a mobilização de diversos meios, quer técnicos, quer humanos. Assim, é com enorme satisfação que fazemos um agradecimento especial a quem ajudou o iFeed a tornar tudo isto possível: falamos da Funn Media, que gentilmente aceitou patrocinar a nossa cobertura à Web Summit 2023. A Funn Media é a empresa por trás da criação e desenvolvimento de um leque variado de aplicações, tais como Waterminder, Hit the Island e FitnessView, entre outras. Sem o seu apoio, seria muito difícil à nossa equipa reunir os recursos necessários para fazer chegar até ti, em tempo útil, o conteúdo de qualidade que a ocasião exige. Obrigado Funn Media!
Deixa o teu comentário