• Home
  • Notícias
  • Windows 11 ganha suporte da Microsoft para ser instalado em Macs com Apple Silicon
Windows 11 ganha suporte da Microsoft para ser instalado em Macs com Apple Silicon
Pedro Alves

Windows 11 ganha suporte da Microsoft para ser instalado em Macs com Apple Silicon

A Microsoft passou a suportar oficialmente a instalação do Windows 11 em computadores Mac equipados com chips das famílias M1 e M2. Esta possibilidade deve-se à parceria estabelecida entre a gigante de Redmont e a entidade responsável pelo Parallels, que é software de virtualização que permite correr o Windows 11 nestes computadores Apple de arquitetura Arm.

De acordo com a Microsoft, a versão 18 do Parallels Desktop é uma solução autorizada para correr versões para Arm do Windows 11 nas máquinas da sua rival com processadores Apple Silicon. Até agora, nos Mac equipados com Intel, bastava uma imagem de instalação e uma licença do Windows para facilmente o colocarmos, lado a lado, a correr com o macOS, através da ferramenta nativa deste sistema, denominada Boot Camp. Ora, a mudança para Arm veio acabar com esta ferramenta, o que faz com que qualquer alternativa seja bem-vinda.

Há que ter em linha de conta que o que está em cima da mesa não é uma instalação nativa do Windows, mas sim através de virtualização. Naturalmente, as versões X86 não são suportadas, logo os interessados nesta solução terão de se contentar com a variante Arm do Windows 11, com todos os desafios e limitações que a mesma poderá apresentar. Ainda assim, é de valorizar este passo dado em frente.

Na hora da instalação, o Parallels Desktop tratará de lidar com todas as limitações impostas pelo sistema da Microsoft, tais como a complexidade do TPM e do Secure Boot, necessários para o procedimento. Os drivers para o hardware utilizado apenas funcionarão se estiverem adaptados para Arm, e o mesmo irá acontecer com, por exemplo, aplicações e jogos: as variantes X86 dos mesmos serão inúteis no Windows 11 para Arm.

Se têm necessidade de utilizar no vosso Mac com Apple Silicon o Windows 11 em toda a sua plenitude, talvez mais interessante a outra opção disponibilizada pela Microsoft: o Windows 365 Cloud PCs. Este é um serviço de subscrição, que coloca à disposição do cliente máquinas virtuais, acessíveis através da nuvem, que correm versões X86 deste famoso sistema operativo, ou seja, com compatilidade total garantida.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Notícias