Este ano em moldes diferentes, a WWDC 2020 é um dos mais aguardados eventos no universo Apple.

Antes de mais, importa esclarecer que a WWDC (Worldwide Developers Conference) é uma conferência de desenvolvedores de aplicações, onde habitualmente a Apple apresenta ao público as novas versões dos seus sistemas operativos (OS). A saber o iOS, iPadOS, tvOS, watchOS e macOS.

A par desta apresentação, normalmente na cidade de San José, decorrem também sessões de esclarecimento que visam essencialmente informar os desenvolvedores das novidades dos OS.

Como tudo, neste ano atípico de 2020, os moldes desta conferência serão diferentes. Ou seja, em vez de ser um evento presencial, teremos a partir do dia 22 de junho, uma conferência online.

Para além da keynote de apresentação dos OS, seguir-se-ão ao longo da semana as conferências com os desenvolvedores, também estas online.

Para além dos OS já mencionados, este ano poderemos assistir também à apresentação de alguns produtos novos que poderás conferir mais abaixo.

Contudo, continuando por partes e sendo o destaque desta conferência os sistemas operativos, vamos então conhecer o que poderemos encontrar nestes daqui a alguns meses.

iOS e iPadOS 14

Já há algumas semanas que se vai sabendo algumas possíveis novidades, uma vez que houve quem já tivesse acesso a uma versão primária do iOS ainda do ano de 2019.

Então alegadamente teremos novidades no Ecrã Principal. Para além de uma possível listagem de apps, poderemos ter também “verdadeiros” widgets com algumas hipóteses de personalização.

Uma app de Fitness estará também na calha onde os utilizadores poderão assistir a vídeos guia de exercícios.

Outra modificação esperada é na app Mensagens, segundo os rumores que foram sendo divulgados principalmente em grupos do iMessage, será possível mencionar elementos do mesmo grupo, e por exemplo marcar uma mensagem como não lida. No fundo algumas funcionalidades já existentes em aplicações de terceiros.

Até agora as aplicações nativas, como o Safari ou o Mail entre outras, eram as predefinidas para determinadas operações. Ao que tudo indica, a partir do iOS 14 já poderemos escolher apps de terceiros para funcionarem como predefinidas.

A compatibilidade do iOS com o Apple Pencil é algo já muito solicitado pelos utilizadores, existe uma possibilidade de isso vir a acontecer, provavelmente só compatível com o iPhone 12.

Photo by Alex Hu / Unsplash

A realidade aumentada (AR) é cada vez mais uma presença assídua nas nossas vidas. Segundo alguns rumores a Apple estará a trabalhar numa app dedicada à AR para estrear no iOS 14.

Com toda a certeza outras novidades surpreendentes surgirão, mas saberás mais no iFeed já daqui a uns dias.

Importa salientar que, aparentemente, todos os dispositivos compatíveis com o iOS 13 serão também compatíveis com o iOS 14.

watchOS 7

Uma das novidades esperada é uma funcionalidade de medição da saturação de oxigénio no sangue. Não se sabe ainda se será apenas compatível com o Apple Watch Series 6 ou se poderá funcionar também em algum dos modelos anteriores.

Para além disso, conheceremos com toda a certeza novos mostradores e funcionalidades acrescidas relativas a estes.

Também os controlos parentais e uma funcionalidade de controlo em tempo de escola poderá surgir no watchOS 7

Obviamente mais novidades são esperadas para os nossos smartwatches, aguardemos pacientemente.

macOS 10.16 e tvOS 14

São poucos os rumores relativos a estes sistemas operativos, mas deveremos ter mais novidades do programa de adaptação de apps do iOS para o macOS, de seu nome Catalyst.

No que ao tvOS 14 diz respeito existe a hipótese de alguns melhoramentos nos menus, porém como referimos os rumores são poucos e sem consistência.

Novos Produtos na WWDC 2020

A apresentação de novo hardware na WWDC não é comum, mas também não constitui uma novidade.

Pelos atrasos que alguns produtos têm sofrido, espera-se que a WWDC seja aproveitada para apresentar algum hardware que já estará na calha há alguns meses.

Assim deste rumores destacamos os seguintes equipamentos:

Novos iMac

Um novo iMac é um dos produtos mais pedidos pelos utilizadores Apple. O atual modelo apesar de internamente ser amiúde atualizado, o exterior está “gasto” e um design mais atual e com margens mais finas é o esperado. O que se pede é um design mais inspirado no Pro Display XDR.

Mac com processadores ARM

A Apple estará um pouco mais próximo de abandonar a Intel como principal fornecedora de processadores para os Mac. A mudança para chips com base ARM estará para breve e espera-se que nesta WWDC 2020 esta mudança seja anunciada, também para dar tempo de os desenvolvedores adaptarem o seu software para a nova tecnologia dos processadores.

Apesar de não ser esperado que estejam no mercado antes de 2021, a intenção é trazer mais performance e menor consumo energético para os Mac.

AirPods Studio

Serão os headphones de topo de gama da Apple e de acordo com os rumores deverão estar à venda por 349 dólares americanos.

Como principais funcionalidades foram apontadas algumas das que até já figuraram nos AirPods Pro, como é o caso do Modo Transparência.

Para além disso, terão Cancelamento Ativo de Ruído, definições de Equalizador e deteção de Cabeça/Pescoço entre outras novidades. Ao nível do design é esperado que tenham capas e almofadas que poderão ser trocadas.

AirTags

Os dispositivos de localização da Apple que alegadamente se chamarão AirTags poderão também ser apresentados na WWDC 2020. Este será um dispositivo concorrente do Tile, porém com total compatibilidade com o ecossistema Apple. O objetivo é, por exemplo, os Airtags estarem acoplados ao nosso porta-chaves e através da app Encontrar conseguirmos facilmente localizar o mesmo. Estes deverão fazer uso do chip U1 ultra-wideband presente no iPhone 11, bem como da Realidade Aumentada.

Outras novidades poderão surgir nesta WWDC 2020, fica atento ao iFeed para saberes tudo ao pormenor.