WWDC 2021: Tudo o que tens de saber

WWDC 2021: Tudo o que tens de saber

A Apple apresentou na WWDC 2021 a próxima geração dos seus SO: iOS 15, iPadOS 15, tvOS 15, macOS 12 e watchOS 8. Sabe o que mudou e todas as novidades.

João Valente, Joana Cabral
∙ 14 minutos de leitura

Como já nos habituaram, no mês de junho chega a altura da Empresa da Maçã apresentar as suas últimas novidades de software - e, às vezes, com sorte, de hardware também.

Às seis da tarde pela hora portuguesa, com a pontualidade inegável a que a Apple está habituada a obedecer, começou o seu evento mais recente. O ponto de partida foi o iOS 15 – com o memoji do Craig Federighi!

iOS 15

A primeira novidade do iOS 15 foi o FaceTime!  

FaceTime

A Apple quis melhorar a forma como comunicamos à distância. Assim, o Áudio Espacial chegou ao FaceTime! Agora percebes de onde vem o som. Além disso, também o cancelamento de ruído foi melhorado para que, em chamadas, nada incomode as pessoas com quem estás a falar, para além da tua voz, claro!

Passando para o vídeo, há um novo modo grelha! E não é só. Há um novo modo que faz com que o background da tua chamada fique desfocado – Portrait mode!

O FaceTime saltou do iPhone para todos os dispositivos! Através de links de partilha podes conversar com amigos que tenham um Android ou computador Windows – através do browser! Basta enviar-lhes o link da tua chamada.

O SharePlay é a nova funcionalidade do FaceTime que te permite partilhar tudo o que estás a ouvir com as outras pessoas da chamada! Desde músicas a filmes, tudo sincronizado para ver com os teus amigos e familiares! E os teus amigos vão poder controlar o conteúdo. Não queres ouvir esta música? Passa para a seguinte! Tudo através do FaceTime e para todos ouvirem!

A Apple criou uma API para o SharePlay e quaisquer desenvolvedores o poderão implementar. Neste momento a Apple já está a trabalhar com o Disney+, HBO Max, entre outros.

E se podes partilhar as músicas e vídeos que vês, também podes partilhar o teu ecrã!

Mensagens

A aplicação de mensagens da Apple também foi melhorada! Além de implementar algumas das funcionalidades do FaceTime que falámos acima, ainda tornou a experiência bem mais prática.

Agora as imagens do iMessage aparecem diretamente na tua biblioteca na aplicação de Fotografias, bem identificadas.

Para terminar, podes também fixar mensagens no iMessage, ao contrário de apenas fixar pessoas ou grupos.

Notificações

As notificações ganharam um novo design, melhorado e simplificado.

Para que não te percas no meio de notificações desnecessárias, o iOS 15 traz o “Sumário de notificações”, com notificações que não são tão importantes. Tudo baseado na tua utilização e em IA (obra da Siri, certamente!).

Quando ativas o Modo Não Incomodar, as pessoas no iMessage serão avisadas que o tens ativado. Contudo, haverá formas de ultrapassar isso… Mas o Modo Não Incomodar não fica por aqui. Agora podes criar diferentes modos!

Podes criar modos para momentos específicos, por exemplo, trabalho. Quando ativares este modo, o iOS irá agrupar notificações relacionadas com trabalho e irá também alterar a forma como o teu ecrã principal está organizado para te servir melhor durante o trabalho.

Live Text

A produtividade aumenta com o Live Text. Mas o que é isto? Imagina estares numa reunião e tirares uma fotografia do que está escrito no quadro. Podes simplesmente selecionar a fotografia e clicar em “copiar” e o texto será convertido e copiado para que o possas colar em qualquer sítio e partilhar com outras pessoas.

Funciona com muito mais do que texto e até com números de telemóvel e com fotografias que já tenhas na tua galeria de fotos. E se for uma fotografia do teu cão? Clica nela e verás informação sobre a sua raça!

A funcionalidade chega também ao Spotlight, para que a tua pesquisa seja ainda mais fácil do que nunca.

Photos memories

No separador "Para Ti", poderás ver os teus momentos, em movimento, e com vídeos interativos a acompanhar as tuas recordações importantes, ao ritmo da música. Poderás misturar como quiseres, parar para ver uma foto em particular. A transição e aspeto mudará conforme o que coloques de música de fundo a acompanhar. O contraste aplicado é de acordo com as tuas fotos, e as músicas sugeridas são também escolhidas com cuidado entre o teu gosto e o que a foto parece transmitir.

Podes continuar sempre a ver memórias a partir desse ponto!

Wallet

Houve também atualizações na Wallet! Além de passes, chaves de carro, a Apple continua a preocupar-se em facilitar-te a vida. Haverá forma de adicionar as tuas chaves de casa, de um Hotel, ou do teu local de trabalho, caso tenhas passe. Todas serão sincronizadas com o Apple Watch. Há algumas empresas já a bordo, será esperar por mais.

Podes digitalizar a tua carta de condução, ou cartão de cidadão para a Wallet, e ficar com uma identificação digital. Como é informação delicada, terás que dar uma autorização especial para ter acesso.

Meteorologia

Quanto à aplicação de Meteorologia, terás um novo design! Com mais gráficos que poderás analisar, bem como mais animações! Desde um barómetro a Índice UV, a qualidade de ar. Poderás até ver a nível do mapa.

Mapas

Falando de mapas, também há novidades no Apple Maps, e sim, a contar com Portugal! Olhando para o globo, poderás clicar para explorar de forma mais interativa, permitindo-te ver a elevação, categorias, pontos importantes em termos turísticos, e até visão noturna das cidades.

Na condução, tens acesso a mais detalhes, como semáforos, linhas de comboio, paragens de autocarro,... Os tipos de detalhes que são importantes em zonas que não conheces.

Além de te indicar a faixa em que tens de estar para uma certa saída, bem como o estado de trânsito, permite-te ver o tempo que levas a chegar ao destino!

Podes fotografar também a zona onde estás de forma a localizar-te em direção ao teu destino. Algumas destas funcionalidades estão em crescimento ainda dentro dos Estados Unidos, mas é um ótimo ponto de partida.

AirPods

Relativamente ao áudio, temos de falar em AirPods. Dentro do iOS 15 há algumas novidades, especialmente para pessoas com dificuldades de audição: ajudam-te a focar na pessoa a falar, e até reduzir o barulho de ambiente.

Na sua integração com a Siri, os AirPods dir-te-ão mais notificações importantes, desde a tua lista de compras à entrega da tua encomenda. Claro que está dependente do teu perfil no Focus!

Poderás utilizar os AirPods dentro da aplicação Encontrar, como se fosse um AirTag, para que nunca os percas ou deixes para trás.

Em termos de Áudio Espacial, poderás usufruir desta funcionalidade dentro da tvOS. Está também disponível dentro dos Macs com M1.

A funcionalidade Dolby Atmos na Apple Music estará também disponível a partir de hoje, para ouvires a tua música sem qualquer perda!

iPadOS 15

Agora, tens mais flexibilidade no uso dos Widgets! Como muito pedido pelos utilizadores, tens mais facilidade em colocar onde os desejas (além de haver novos widgets disponíveis, como o da aplicação Encontrar).

Muitos foram desenhados ao pormenor para o ecrã maior do iPad, como os de jogos, Fotografias, Apple TV e Ficheiros.

Para evitar que tenhas aplicações perdidas, a Biblioteca de aplicações está também disponível no iPadOS – finalmente! Poderás inclusive esconder algumas páginas, caso queiras manter o teu dispositivo mais minimalista.

Em termos de multifunções, para igualar o poder do iPad, há também novos controlos no topo do ecrã. Consegues aceder rapidamente às tuas apps clicando só num botão. Ao fechares, poderás encerrar só uma, facilitando a troca entre aplicações e mantendo outra aberta.

Aplicações como Mail, poderão abrir a meio, entre duas janelas. Essas, quando minimizadas, ficam numa nova zona designada Shelf (prateleira), para manteres as tuas combinações ou aplicações que costumas utilizar em Ecrã Dividido rapidamente acessíveis.

Podes fazer as tuas combinações diretamente na vista das aplicações recentemente utilizadas.

Notas

Dar-te-ia jeito categorias nas tuas notas? Ver a atividade recente na tuas notas partilhadas? Agora é possível graças às tags!

Para algo escrito à pressa, só precisas de deslizar o Apple Pencil do canto inferior direito para aparecer uma janela de nota rápida. Além de escrever à mão, podes guardar links do Safari, ou até de outras aplicações. Há também um novo separador dedicado às Notas Rápidas, dentro da aplicação das Notas, igualmente disponível em todos os dispositivos.

Tradutor

Relativamente ao Tradutor, não precisas de escolher línguas. Começa a falar, e ele traduzirá!

É possível em fotos, e sites, facilitando a sua utilização no teu quotidiano.

Swift Playgrounds

Para os que estão a começar na programação, têm aqui uma ótima oportunidade!

Há agora a oportunidade de criar aplicações dentro do iPad, com uma grande ajuda, aumentando a flexibilidade deste e aproximando-o mais de uma ferramenta completa.

Privacidade

A Apple continua muito focada em zelar pela nossa segurança e privacidade, de cada vez mais importante com o mundo atual. A luta da Empresa da Maçã pela transparência na partilha de dados permanece forte.

Em termos de marketing de e-mails, sabemos que há muita informação que segue nestes. Agora, poderás esconder a tua localização, endereço IP, e até escolher não anunciar que abriste o e-mail.

Tal será semelhante a nível do Safari, ocultando o teu endereço IP.

Haverá uma aplicação para veres quais aplicações acedem à tua localização, e quantas vezes acedem, de forma a protegeres-te melhor.

Siri

Quanto à Siri, integrada com todos os dispositivos Apple e tão fundamental no nosso dia a dia. Ela também poderá ajudar na privacidade, permitindo a que a tua voz nunca saia do dispositivo. Como? Permitindo que não necessites de acesso à internet para muitas das funcionalidades por voz.

Além disso, a Siri acabou de ficar – supostamente – muito mais rápida! Infelizmente, não se ouviu nada sobre ter aprendido a falar Português de Portugal...

iCloud

Relativamente ao iCloud, há novas formas de acederes à tua conta caso te esqueças, adicionando contactos em caso de SOS.

Há também contactos de legado, para que alguém da tua família ou amigo possa aceder aos teus documentos caso algo te aconteça, a partir do momento que peçam autorização e estejam na lista.

iCloud+

Foi também introduzido o iCloud+. Como sabemos, há uma identidade nossa criada a partir de tudo que fazemos na Internet. Com a nova funcionalidade, é tudo encriptado, dificultando o acesso à tua caracterização.

Com esta subscrição, poderás apagar também a tua identidade por e-mail, criar e-mails fictícios, e apagá-los a qualquer momento.

O HomeKit Secure Video poderá também suportar mais câmaras – todas as que quiseres, na verdade –, tudo dentro do iCloud+, aos preços atuais.

Saúde

Há também novidades na aplicação Saúde. É por vezes difícil de chegar aos pacientes, de encontrar uma forma dos médicos e os seus doentes comunicarem de forma mais eficaz, para que os resultados sejam sempre a visar um melhor cuidado da saúde de cada um de nós. A Apple está a tentar ajudar neste processo. Há três novas formas de acompanhares o teu estado de saúde.

O primeiro, focado em mobilidade, consegue perceber se há dificuldades em equilíbrio, para prever de alguma forma o potencial para quedas. Podes utilizar para tentar melhorar o teu equilíbrio, ou então para perceberes se o teu risco para quedas está a aumentar.

O segundo está relacionado com as tuas análises laboratoriais. Ao colocares o valor do teu colesterol, por exemplo, a aplicação explicar-te-á se é normal, o que tens de fazer, e se, está a melhorar ou a piorar relativamente aos valores anteriores.

Em termos de tendências, podes ver em termos dos passos que dás, dos teus níveis de glicémia, ou do teu colesterol.

Claro que todas estas funcionalidades podem – e devem – ser partilhadas com o teu médico, de forma a poderes ser melhor aconselhado e encaminhado. Podes partilhar de forma privada, tanto quanto quiseres, e este poderá aceder nas plataformas selecionadas.

Partilha de Saúde

É importante, muitas vezes, ter uma noção de como a nossa família está, especialmente para quem já tem filhos. Entre família, poderão partilhar alertas, análises, novas tendências – tanto quanto desejarem, e falar do assunto com as pessoas em quem mais confiam.

Claro que é informação extremamente delicada, daí teres controlo absoluto sobre esta. Apesar de estar tudo encriptado, e da Apple não ter acesso, tu é que decides quanto partilhas, com quem partilhas, e quando partilhas.

watchOS

O principal motor para a aplicação Saúde – o watchOS – também vai ter muitas melhorias! Mindfulness é um campo em crescimento, de cada vez mais importante para nós, sendo assim, a Apple melhorou a aplicação Breathe, com notas para te ajudar a captar emoções mais positivas e reduzir stress.

Consegues ver a tua frequência respiratória, durante a noite, o que é vital para detetar alguns distúrbios de sono!

Em termos de exercício, há novos programas no Fitness+, com mais especialistas a ajudar-te nas tuas metas. Cada programa de desporto tem algum artista selecionado a acompanhar numa playlist curada cuidadosamente.

Novos mostradores e melhorias em apps

Poderás criar mais mostradores para o relógio, de forma a dar foco às tuas fotos, e permitir que elas tenham mais dinâmica. Mesmo a própria aplicação de Fotografias permitir-te-á ver Memórias, Favoritos, entre outras. Podes até partilhar com pessoas a partir do ecrã do teu relógio.

Desde ditar, a usar o Scribble, a usar emojis, todos são válidos na mesma mensagem, o que facilita a tua conversa com alguém a partir do teu pulso – incluindo gifs!

Vai avisar-te também da possibilidade de precipitação nas horas seguintes, para não te esqueceres do guarda-chuva.

HomeKit e a Casa

Quanto ao HomeKit, a ideia é ficar sempre mais fácil de utilizar, e com todos os dispositivos integrados, permitindo sempre a tua privacidade e segurança.

Além de poderes abrir a tua casa com o teu iPhone, a Siri no teu HomePod poderá controlar a tua Apple TV, para que possas chegar a casa e desfrutar ainda antes de tocar em algo.

O SharePlay, já falado anteriormente, faz com que seja tão simples partilhar com os teus amigos, quer momentos, quer episódios, quer séries ou filmes inteiros.

O conteúdo sugerido dependerá da pessoa a ver, para que ninguém na tua família se chateie.

O HomePod já é um fiel companheiro, mas ainda será um melhor dispositivo com a função Sem Perda de Áudio da Apple Music.

Mais chocante que tudo, é que a Siri vai estar disponível em outros dispositivos inteligentes!

A deteção inteligente para pessoas é também alargada agora para encomendas, e consegues ver simultaneamente várias divisões e controlar estas.

macOS Monterey

Sobre o macOS, a Apple percebe que com o trabalho em casa, os nossos Macs se tornaram ainda mais importantes. É assim que o macOS Monterey é apresentado, com todas as funcionalidades inter-dispositivos que a Apple foi introduzindo ao longo do evento, desde a função Focus, às Notas Rápidas, e as vastas melhorias no FaceTime.

Controlo Universal

Para aumentar a tua experiência dentro do Ecossistema, a Apple pensou no Controlo Universal: mexes com um controlo no Mac e no iPad!

Com os teus dispositivos lado a lado, consegues mover o cursor do teu Mac para o teu iPad. Sim, leste bem! E não só o cursor, o teclado também. Um teclado, um cursor, para dois dispositivos.

Esta função é aplicada também à cópia de ficheiros entre o teu iPad e Mac. Quanto vai isto facilitar a tua vida?

Podes aplicar em mais que um Mac, se tiveres interesse nisso.

AirPlay para Mac

Podes fazer AirPlay agora para o teu Mac, de imagem e música, para aproveitares o ecrã e colunas do teu computador.

Atalhos para Mac

Os atalhos estão também melhorados, para facilitar a tua vida, e ter o teu dispositivo à tua medida. Agora, estão também disponíveis a nível do teu Mac, para flexibilizar o teu trabalho ainda mais, e poupares tempo, sempre com recurso à Siri.

A aplicação Automator ainda funcionará, mas em fusão com a Atalhos.

Safari

Outra aplicação vital é… o Safari. Ainda em muitas coisas impossível de comparar em termos de eficiência e privacidade com os seus concorrentes, há outros campos melhorados de forma a que tenhas a melhor experiência. Com um design mais minimalista, mas ao mesmo tempo mais organizado, podes agora colocar páginas em certas categorias, e aproveitar mais do teu ecrã para navegar na página.

A barra superior assume a cor do site que estás a visitar, dando-te a experiência mais imersiva de sempre.

Falando em experiência, ainda é mais rápido de sincronizar completamente as categorias de marcadores entre dispositivos, e até de partilhar uma inteira com os teus amigos ou família.

O design foi também atualizado para o iPad, e no iPhone com adaptações especiais pelo seu tamanho. A barra só estará disponível quando clicares nesta, para ficares mais imerso no teu site, ou deslizar nesta para alternar entre páginas a visitar.

Para os fãs de extensões, estas estarão também disponíveis nos teus iPad e iPhone, completamente compatíveis com as já desenvolvidas para o macOS.

Para programadores...

Há novas API’s disponíveis para o SharePlay, isolamento de som, ou Modo de Retrato, entre outros; pano para mangas para desenvolvedores. De forma a facilitar o trabalho, o Object Capture visa ajudar na criação de modelos 3D a partir de múltiplas fotos 2D.

Quanto ao Swift, que ajudou na construção de imensas aplicações, houve também muitas mudanças, úteis para os interessados.

Relativamente à App Store, há também algumas novidades, sempre a garantir a qualidade do conteúdo partilhado nesta, e segurança para os desenvolvedores e utilizadores. A página de produtos poderá ser personalizada para o utilizador, de forma a mostrar a versatilidade da aplicação em questão.

A In-App Events deixará que os utilizadores percebam algo importante dentro da aplicação - quer utilizadores novos, quer os mais antigos, dentro da timeline da App Store.

Xcode Cloud

Quando à Xcode Cloud, os processos foram simplificados, para o desenvolvedor se focar na criatividade. O processamento é feito em simultâneo nas várias plataformas, de forma a perceber onde houve erros. A distribuição pelo TestFlight é também automática a partir da Xcode Cloud.

O TestFlight estará também disponível no Mac!


Foram quase duas horas recheadas de novidades, com as suas versões beta para desenvolvedores disponíveis hoje, e para o público a partir do próximo mês. Pessoalmente, ficámos muito entusiasmados com as melhorias a nível do iPad OS. Que achaste do evento?

Obrigada por teres chegado ao fim do artigo do nosso lado!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.