1Password: uma ajuda preciosa para login em sites, serviços e apps

O 1Password agora ajuda-te a lembrar se entraste com Apple, Google, Facebook, ou outros serviços semelhantes.

Com uma panóplia de diferentes maneiras para fazeres login em sites, serviços e aplicações, por vezes é difícil decorares qual o método que utilizaste ao entrar em cada site, aplicação ou serviço. O exemplo da Epic Games demostrado na imagem abaixo é elucidativo. São oito as maneiras diferentes às quais podes entrar nos seus serviços. A pensar nisso os desenvolvedores do famoso software 1Password, lançaram uma nova funcionalidade que te ajudará a acompanhar qual o serviço de login que usaste ao entrar num site ou app.

O novo recurso permite aos utilizadores do 1Password lembrarem-se de como entraram em cada site, app ou serviço. Por exemplo, ao visitares um site e escolheres a opção entrar com Apple, o 1Password irá lembrar-te disso da próxima vez que visitares esse mesmo site. Ou seja, serás lembrado de que já fizeste login anteriormente com Apple. Assim que o 1Password detetar qual o login que usaste, lembrar-te-á desse login e autenticar-te-á automaticamente com esse mesmo método de login. A mesma lógica é válida para aplicações ou serviços semelhantes.

Esta funcionalidade foi projetada com base no conceito de Universal Sign On, onde a ideia é simplificar os logins aos utilizadores. Apesar dos vários métodos de login presentes em sites e serviços, é fácil os utilizadores perderem-se no leque das opções disponíveis e esquecerem-se qual a conta ou serviço que usaram para entrar em determinado site ou serviço. É esta a premissa que levou os programadores/desenvolvedores do 1Password a implementar esta funcionalidade.

Por enquanto, o 1Password só oferece suporte ao login em sites com Google, Apple e Facebook, mas os desenvolvedores já garantiram que gradualmente adicionarão suporte a mais provedores e métodos de login no futuro. Eis uma pequena demonstração de como funciona esta nova funcionalidade do 1Pasword:

Esta nova funcionalidade está disponível (por enquanto em beta) para todas as plataformas desde o macOS, iOS, iPadOS, Windows, Android, Linux, Chrome OS e até em linhas de comando para sistemas operativos com suporte. Adicionalmente também estão disponíveis as respetivas extensões para os browsers Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge e Brave. Poderás descarregar a versão desejada através desta página.

O 1Password funciona em forma de assinatura, mas podes experimentar gratuitamente todas as suas funcionalidades durante um período de 14 dias. Após o termino do teste gratuito, podes subscrever a partir de 2,99$ por mês. Existe um plano familiar que tem o valor de 4,99$ por mês, o qual pode ser partilhado por até 5 pessoas.

Achas esta nova funcionalidade útil? Pretendes usar?