Água no altifalante do teu iPhone? Este Atalho pode retirá-la

Água no altifalante do teu iPhone? Este Atalho pode retirá-la

Este atalho que te mostramos hoje expulsa a água do altifalante do iPhone com uma estratégia semelhante ao sistema de ejeção de água do Apple Watch.

Ricardo Crespo
∙ 5 minutos de leitura

Lembras-te quando água e iPhones não se podiam misturar? Esses tempos já lá vão e agora os modelos mais recentes até podem nadar contigo sem medo de morte certa. No entanto, um mergulho na água ainda pode ser sinónimo de música e aúdio abafado nos altifalantes.

Atalhos

Apresentados no iOS 12, os atalhos permitem que utilizadores e desenvolvedores agilizem várias tarefas com as aplicações, com um simples toque ou através da Siri. E parece que ejetar água dos altifalantes do iPhone pode ter uma solução.

Os modelos mais recentes - todos a partir do XS até à atualidade - são resistentes à água com certificação IP68, enquanto que os mais antigos - X, XR, 8, 8 Plus, 7, 7 Plus - são todos IP67. Ainda que os últimos sejam preferíveis aos modelos mais antigos em termos de proteção de água, continuam a não ser impermeáveis, sendo que o IP68 não é tecnicamente "à prova de água", mas apenas mais protegido que o IP67.

É por isso que desencorajamos os utilizadores a mergulharem intencionalmente os iPhones debaixo de água, já que os danos causados por água não são cobertos pela garantia da Apple.

iPhone molhado com água

Qual é o atalho?

É provável que exista mais do que uma solução para este problema, mas a que parece ter agradado mais à internet foi a criada por Josh0678. Este atalho funciona à semelhança do sistema de ejeção de água do Apple Watch, tocando um som muito grave por cerca de dez segundos, sacudindo a água do altifalante como do dispositivo em si.

Aplicação Atalhos do iOS (iOS shortcuts)

Instalar o atalho

Para descarregar o atalho, acede ao seguinte link no teu iPhone, que abrirá a aplicação Atalhos com os detalhes do atalho. Clica em "Obter atalho", de seguida abre "Os meus atalhos" e deverás ver "Ejeção de água" na parte inferior da lista.

Nota: Este é um atalho não seguro e requer que atives “Permitir atalhos não seguros” nas definições do teu iPhone.

Obtém um acesso mais rápido ao atalho (opcional)

Uma das melhores partes dos atalhos é que podes executá-los facilmente em vários lugares. Por exemplo, podes aceder a esse atalho, na aplicação Atalhos, no widget Atalhos, utilizando o 'Hey Siri' ou num ícone do ecrã principal.

A primeira opção é bastante óbvia, e tenho a certeza que já sabes adicionar o widget Atalhos ao teu ecrã principal.

Quanto ao 'Hey Siri', terás que fazer pressão no ecrã (em modelos com 3D Touch) ou clicar nas reticências (...) no atalho 'Ejeção de água" no separador 'Os meus atalhos' dos Atalhos. De seguida, clica em 'Configurações' e escolhe 'Adicionar a Siri'. De seguida, clica no botão de gravação vermelho e diga a frase à Siri.

Para adicionar um atalho ao ecrã principal para Ejetar água, volta à página de Definições nos Atalhos, mas seleciona 'Adicionar ao ecrã principal'. Isso fará com que apareça um ícone do atalho no ecrã principal.

Ejetar a água do teu iPhone

Agora tudo o que falta fazer é executar o novo atalho. Toca em "Ejetar água" em "Os meus atalhos", e de seguida, clica em "Inicar ejeção de água".

Assim que a tarefa começa a ser executada, vais ouvir um estalo agudo, seguido rapidamente por um som estridente. Se o teu iPhone realmente tiver água presa no seu altifalante, deves começar a ver que ele começa a pulverizar água pela parte inferior do dispositivo.

Recomendamos que segures o teu iPhone num ângulo específico, com o altifalante virado para o chão, pois isso pode ajudar a forçar a saída de água do altifalante.

O que deve acontecer é algo semelhante ao GIF que te apresentamos agora.


Como podes ver, o atalho parece fazer um bom trabalho ao ejetar a água do dispositivo. Pese embora nao é perfeito, e certamente deixará alguns salpicos no interior após o som terminar de tocar. Apesar de poderes continuar a utilizar o atalho até sentires que toda a água foi expelida, não recomendamos que o faças – o som é bastante intenso, e não há maneira de saber se o seu uso prolongado é prejudicial para o altifalante do teu iPhone ou não.

O nosso concelho é que o uses unicamente quando necessário, e depois enxagues o resto com uma toalha e esperes secar. Se o teu iPhone é IP68 ou até mesmo iP67, ele deve ser capaz de cuidar de si sozinho rapidamente.

No caso de o teu iPhone ter problemas com água, sabe que podes recorrer a um Centro de Assistência Autorizado Apple para procurar uma repação certificada, como é o caso da Ponto Sagres. Neste caso, podes também usufruir do serviço de reparação à distância, o iOS Repair.

Este atalho não é a única maneira de expulsar a água do altifalante do teu iPhone. Se preferires uma opção mais certificada, podes procurar na App Store a aplicação Sonic. Esta provoca uma reação semelhante ao atalho 'Ejetar água', mas ao contrário dos Atalhos, ela passou pelos padrões rigorosos da Apple para o mercado do iOS.


Além de funcionar em todos os modelos de iPhone que suportam os Atalhos da Siri, esta ferramente funciona também em iPads e iPods com o software mais recente.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.