• Home
  • Notícias
  • AI no iOS 18 - Recursos limitados a dois modelos de iPhone?
AI no iOS 18 - Recursos limitados a dois modelos de iPhone?
Pedro Henrique Carvalho

AI no iOS 18 - Recursos limitados a dois modelos de iPhone?

PUB

No próximo dia 10 de junho, a Apple apresentará as novas versões de software dos seus produtos – iOS 18, iPadOS 18 e companhia. E claro, tal como referido em artigos anteriores, um dos aspetos mais aguardados será a introdução de AI nos mesmos.

Espera-se que a inteligência artificial seja uma das grandes novidades presentes na versão seguinte do iOS. No entanto, parece que a mesma não chegará a todos os iPhones. De acordo com últimos rumores, a presença de AI só irá recair nos mais recentes modelos disponíveis no mercado, os iPhones 15 Pro e 15 Pro Max.

Será que apenas dois iPhones terão acesso a recursos de AI com o iOS 18?

Com efeito, talvez se venha a verificar tal rumor pelo facto de apenas esses dispositivos estarem equipados com os processadores mais recentes da Apple, no que ao iPhone diz respeito. Ou seja, para integrar todos os recursos de AI, só o A17 Pro – processador desenvolvido pela Apple – consegue suportar tais novidades.

Dessa forma, os iPhones 15 e 15 Plus, lançados na mesma altura, em 2023, que utilizam o processador mais antigo, o A16 Bionic, não terão direito a 100% das novas funcionalidades. Não se sabe, no entanto, se tal não se deve à estratégia da empresa de Cupertino pela capitalização dos seus modelos Pro, apelando à distinção dos mesmos face aos restantes como os únicos capazes de “correr” AI localmente.

an open laptop computer sitting on top of a wooden desk

No caso dos computadores e tablets – MacBooks e iPads, respetivamente, as especificações mínimas para o uso dos recursos de AI parecem ser menos exigentes. De acordo com Mark Gurman, todos os dispositivos lançados com o processador M1 e posteriores terão acesso aos novos recursos. Isto claro, se o fator determinante for a combinação entre o processador e a quantidade mínima de RAM.

Contudo, se a variável chave for o NPU, talvez os modelos mais recentes, com M3 e M4, possam entrar no espaço exclusivo capaz de abrir portas aos recursos que a inteligência artificial vai proporcionar.

Mesmo assim, ainda faltam alguns dias até à WWDC e espera-se que a mesma seja das mais memoráveis até à data. As maiores rivais da Apple – Microsoft e Google – já se pronunciaram acerca da sua visão para o futuro no que toca à AI, pelo que a marca da maçã não poderá ficar para trás.

Se este último rumor se confirmar, só os iPhones 15 Pro e Pro Max terão direito a tais novidades, o que parece saber a pouco. E algo similar pode acontecer nos iPads e nos Macs.

Fica por aí pois o iFeed fará cobertura total ao evento de developers da Apple.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Pedro Henrique Carvalho profile image Pedro Henrique Carvalho
Publicado a
Notícias