Há muito tempo que os rumores mencionam a chegada de uns novos headphones over-ear da Apple, que supostamente devem chamar-se de AirPods Studio. Os fones da maçã devem estrear com uma proposta similar ao que já temos nos modelos Beats, com um preço ligeiramente superior ao dos AirPods Pro.

Os primeiros leaks sobre os AirPods Studio datam de 2018, quando a Apple se preparava ainda para lançar os AirPods de segunda geração, mas até então, o produto não ganhou um lançamento comercial. Inspirados pelo MacRumors, em baixo vamos listar tudo que sabemos sobre eles.

AirPods Studio podem vir a ser apresentados com o iPhone 12

Design

Destinados a utilizadores que buscam uma experiência sonora mais premium, os fones em questão serão similares, porém, ao mesmo tempo distintos dos Beats e de várias outras soluções já existentes no mercado.

Tudo indica que a Apple esteja a trabalhar em duas variantes do AirPods Studios, uma versão mais cara e outra focada em fitness, com materiais mais leves e com um design personalizável, a contar com pequenos orifícios para facilitar o fluxo de ar.

Protótipos descritos em leaks e ícones avistados no iOS 14 revelam um design vintage, com tampões auriculares que se ajustam aos ouvidos e uma haste com materiais nobres como metal. O forro dos tampões deve encaixar de forma magnética, facilitando a sua substituição ou personalização.

Recursos

Informações sugerem a presença de tecnologias como ANC (Cancelamento Ativo de Ruído), opção de equalizador controlado pelo macOS ou iOS e deteção de pescoço e também de ouvido – algo similar ao que já temos nos Beats Solo Pro, AirPods e AirPods Pro.

A qualidade de som deve ser ainda melhor do que a já entregue pelos AirPods Pro, mas infelizmente, poucos detalhes sobre este aspecto foram partilhados até então. Além disso, os AirPods Studio não terão um "lado errado", podendo adaptar-se facilmente ao padrão de uso do utilizador, invertendo os canais esquerdo e direito caso seja necessário.

Preço e data lançamento

O preço corroborado nos leaks é de 349 dólares, o que fica na mesma faixa do valor cobrado atualmente pelos Beats Solo Pro ou Beats Studio.

Possivelmente vamos conhecê-los dentro de algumas semanas, pois os rumores sugerem que o produto vai ser anunciado em conjunto com a nova série iPhone 12, o Apple Watch Series 6, as AirTags e também novos modelos de iPad. Na melhor das hipóteses, todos os produtos serão apresentados até ao final de setembro, o mais tardar, em outubro.