A mais recente proposta da Apple para o setor automóvel, o CarPlay Ultra, chegou com a promessa de melhorar ainda mais a experiência digital a bordo. No entanto, algumas das principais marcas da indústria automóvel estão a virar-lhe as costas, levantando dúvidas quanto ao futuro da aposta mais ambiciosa da gigante tecnológica neste mercado.
Software tem tido uma adesão limitada
Apresentado como uma extensão do iPhone dentro do automóvel, o CarPlay Ultra foi concebido para fornecer dados em tempo real para todos os ecrãs do veículo, incluindo o painel de instrumentos. O sistema permite ainda uma elevada personalização visual, adaptando-se à identidade gráfica da marca do automóvel no qual está integrado.
Contudo, e apesar das promessas, o software não parece estar a ser bem acolhido entre as principais fabricantes de automóveis. Até ao momento, apenas a Porsche e a Aston Martin confirmaram publicamente a adoção do CarPlay Ultra. Porém, outras marcas, inicialmente referidas pela Apple como futuras parceiras, recuaram ou rejeitaram abertamente o sistema.
A Mercedes-Benz foi a primeira a afastar-se publicamente, ainda em abril de 2024, quando anunciou, através de um podcast, que não tencionava integrar o novo sistema. Seguiu-se a Audi, conforme revela um relatório recente do Financial Times, e a estas juntaram-se ainda a Volvo, a Polestar e a Renault, todas decididas a não implementar o CarPlay Ultra nos seus veículos.
A posição da Renault foi uma das mais incisivas, tendo mesmo declarado: "Não tentem invadir os nossos sistemas".
Porquê tanta resistência?
Segundo vários especialistas do setor, a razão principal para esta rejeição prende-se com uma questão de controlo e rentabilidade. As fabricantes automóveis estão cada vez mais empenhadas em desenvolver os seus próprios sistemas operativos e serviços digitais, e muitas contam com modelos de subscrição para aumentar as fontes de receita.
Ao permitir uma integração tão profunda da Apple nos seus veículos, estas marcas temem perder o controlo da experiência digital a bordo e, com isso, grande parte do potencial de monetização.
Importa sublinhar que esta resistência diz especificamente respeito ao CarPlay Ultra. A versão tradicional do CarPlay, que espelha o iPhone no ecrã central do carro, continua a ser amplamente adotada e bem recebida, tanto pelos fabricantes como pelos consumidores.
De facto, os inquéritos recentes indicam que a compatibilidade com o CarPlay tradicional é um fator determinante para muitos compradores na escolha de um carro novo, sobretudo para os utilizadores de iPhone.