• Home
  • Rumores
  • Apple estará prestes a permitir sideloading para os utilizadores da UE
Apple estará prestes a permitir sideloading para os utilizadores da UE
Miguel Valente

Apple estará prestes a permitir sideloading para os utilizadores da UE

Por força da legislação antitrust da União Europeia, conhecida como Digital Markets Act (DMA), aprovada no ano passado, a Apple, ao que tudo indica, ver-se-á forçada a permitir o sideloading, o que significa que os utilizadores poderão instalar aplicações de terceiros fora da App Store.

Apple forçada a cumprir diretrizes da UE

Embora a gigante da maça ainda não tenha revelado como irá cumprir a legislação, segundo Mark Gurman, da Bloomberg, a fabricante americana deverá lançar uma atualização nas próximas semanas que permitirá o sideloading na União Europeia. Gurman acrescentou ainda que, na sequência desta atualização, a App Store será dividida em duas versões: uma para os países da UE e outra para o resto do mundo.

Dado que o prazo para as empresas cumprirem a legislação termina no dia 7 de março, a Apple tem trabalhado secretamente para cumprir o Digital Markets Act. Graças às normas europeias, os developers poderão distribuir as suas aplicações para iOS fora da App Store; além disso, as aplicações de terceiros poderão ainda servir-se de plataformas de pagamento também de terceiros para compras dentro da aplicação.

De acordo com certos rumores, o iOS 16.2 introduziu, na altura, um sistema interno que permite à Apple restringir recursos do sistema operativo com base na localização do utilizador. Por conseguinte, este sistema pode ser usado para garantir que apenas os utilizadores da UE possam instalar aplicações de terceiros fora da App Store.

Em linha com a legislação europeia, também o Japão e os EUA estão a preparar-se para pressionar a Apple a permitir o sideloading, através da sua própria legislação antitrust, o que poderá levar a gigante de Cupertino a disponibilizar o sideloading globalmente, em vez de procurar soluções individuais para cada país.

Queres mais novidades da Apple? Tens tudo aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Rumores