Apple Watch: que tamanho escolher?

O Apple Watch existe em diferentes tamanhos, tendo em vista diferentes utilizadores.
Escrito por Pedro Alves e
3 mins de leitura
Apple Watch: que tamanho escolher?
Publicidade
Publicidade

Desde 2015, ano de chegada do primeiro Apple Watch ao mercado, que este smartwatch foi obtendo cada vez mais popularidade. Atualmente, este gadget é o complemento ideal do iPhone, e está presente no pulso de milhões de utilizadores do smartphone da maçã, um pouco por todo o mundo. A simples apresentação de notificações evoluiu, e funcionalidades mais complexas foram sendo acrescentadas e melhoradas: monitorização de sono e ritmo cardíaco, eletrocardiograma e deteção de queda são apenas alguns exemplos daquilo que um Apple Watch é capaz de oferecer.

Porque não são os Apple Watch todos iguais?

Na hora de comprar este relógio inteligente, é possível escolher entre dois tamanhos (dependendo do modelo). A existência destas opções faz todo o sentido, já que todos temos pulsos de tamanhos diferentes: um relógio de um certo tamanho pode parecer pequeno no pulso de uma pessoa, mas ficar grande no pulso de outra.

Especificamente falando dos modelos mais recentes, os Apple Watch Series 4, 5, 6 e ambos os SE estão disponíveis em 40 mm e 44 mm; já os Series 7 e 8 existem em 41 mm e 45 mm. O Apple Watch Ultra é o único que não tem segunda opção: o único tamanho oferecido é de 49 mm.

Tamanhos diferentes = especificações diferentes?

O tamanho não afeta as capacidades gerais de nenhum Apple Watch; no entanto, há algumas características que os distinguem.

A primeira, como seria de esperar, é o tamanho do ecrã e a respetiva resolução. Apesar da tecnologia OLED ser um fator comum, tudo o resto muda: o Apple Watch de 40 mm tem um display com resolução de 394x324 pixels, enquanto o de 44 mm conta com 448 x 368 pixeis. Já no que diz respeito aos modelos mais recentes, estamos a falar de 430 x 352 e 484 x 396 pixeis, respetivamente para 41 e 45 mm. Como a resolução aumenta com o tamanho do ecrã, não se nota grande diferença na densidade de pixeis, mas sim na quantidade de informação apresentada.

O peso também varia de acordo com a dimensão do relógio, naturalmente. No entanto, a espessura é a mesma para todos os modelos, com exceção clara do Ultra. Os modelos mais pequenos têm ao seu dispor uma bateria menor, o que se justifica pelo menor espaço disponível para os componentes internos; o contrário também é válido: maior Apple Watch, maior bateria.

No campo da personalização, as braceletes existentes são imensas, graças ao contributo de fabricantes externos à Apple. Os modelos de 40 e de 41 mm partilham a compatibilidade deste acessório, à semelhança do que acontece com o par de variantes maior. No que diz respeito ao preço, os relógios maiores são sempre entre 40 a 50€ mais caros que os seus irmãos menores.

Apple Watch user

Qual o tamanho adequado para mim?

O tamanho de Apple Watch ideal vai depender, primeiramente, do tamanho do pulso, mas também da disponibilidade de cada um para pagar o preço extra que é pedido.

Segundo a Apple, as variantes de 40 e 41 mm são a escolha ideal para quem tem pulsos que medem entre 130 e 200 mm; já os relógios maiores são adequados para pulsos cujas medidas estejam entre os 140 e os 245 mm. No entanto, a nossa recomendação é que, antes da compra, experimentes todos os tamanhos disponíveis numa loja Apple, de forma a evitar arrependimentos futuros.

Tem em conta que não estamos a falar de uma ciência exata, e que no fim do dia o que mais deve prevalecer é o teu gosto pessoal e o conforto de utilização.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo