• Home
  • Dicas
  • Backblaze: sincronização vs cópia de segurança
Duas nuvens brancas lado a lado, uma com o símbolo de sincronização e outra com uma seta para cima a representar o backup.
Miguel Valente

Backblaze: sincronização vs cópia de segurança

PUB

Talvez já tenhas estado na dúvida sobre se deves fazer uma cópia de segurança do teu dispositivo ou se a sincronização é suficiente. A verdade é que as ações são complementares e tanto os serviços de sincronização (Dropbox ou Google Drive, por exemplo) como os serviços de backup, como a Backblaze, são fundamentais.

O objetivo da Backblaze é assegurar que nunca perdes os dados dos teus dispositivos e, para isso, precisas de estar informado sobre as opções ao teu dispor.

Qual a diferença entre sincronização e cópia de segurança?

Muitas vezes, serviços de sincronização como a Dropbox, o Google Drive ou a OneDrive são vistos erradamente como soluções de backup e isto deve-se à confusão com o termo "cloud".

A cloud é composta por um conjunto de computadores ligados entre si que se encontram em grandes edifícios, em ambientes controlados, e permitem que os utilizadores interajam com os seus dados, quer tenham sido sincronizados, quer tenha sido feita uma cópia de segurança dos mesmos. Ou seja, nem todos os serviços que recorrem à cloud são serviços de sincronização e nem todos são serviços de backup, como a Backblaze. Todavia, ainda que usem o mesmo tipo de infraestrutura, os serviços são bastante diferentes entre si.

O que é a Sincronização na Cloud?

Serviços como o iCloud, a Dropbox ou o Google Drive sincronizam os ficheiros guardados no teu iPhone ou Mac com documentos na cloud, permitindo-te aceder-lhes e modificá-los a partir de qualquer dispositivo ou lugar.

person using laptop computer

Assim, se criares um ficheiro em casa e quiseres modificá-lo no escritório, as alterações ficarão sempre guardadas e o ficheiro sempre atualizado. Podes ainda partilhar esse ficheiro com alguém e as alterações feitas pela outra pessoa também ficarão automaticamente sincronizadas. Porém, apesar de facilitar o acesso aos ficheiros, a sincronização tem alguns problemas:

  • Escalões de preço consoante o espaço disponível de armazenamento, o que significa que, se usares a versão gratuita, muitos dos teus ficheiros não estarão sincronizados;
  • Dados não sincronizados ficam vulneráveis;
  • Podes perder os ficheiros para sempre, se tu ou uma pessoa com quem os partilhas os apagar acidentalmente, por exemplo (alguns serviços permitem recuperar versões anteriores);
  • Os ficheiros ficam vulneráveis a ransomware e malware, já que, se o teu computador for alvo de uma ameaça, com a sincronização automática, os teus ficheiros serão afetados de igual forma.

O que é a Cópia de Segurança na Cloud?

Enquanto que os serviços de sincronização possibilitam que um conjunto de ficheiros seja o mesmo em todos os dispositivos, os serviços de backup, como a Backblaze, asseguram que todos ou quase todos os dados de um dispositivo ficam guardados em segurança na cloud.

A Backblaze funciona automaticamente em segundo plano, fazendo uma cópia de segurança de novos dados ou dados alterados. Não perdes tempo com muita configuração nem tens o problema dos escalões de preço, visto que o preço é fixo. Caso percas os teus ficheiros, podes sempre recuperá-los facilmente. Além disso, também tens a funcionalidade do Histórico de Versões, que te permite recuperar versões antigas dos teus ficheiros.

O processo automático de backup é muito mais prático e seguro do que o manual. Ainda assim, é recomendável que tenhas uma cópia de segurança dos teus dados em três locais diferentes: no dispositivo, num disco externo e num serviço de backup, para não correres riscos desnecessários.

MacBook ligado numa mesa de madeira com um disco externo conectado do lado esquerdo e um iPhone e uma garrafa de vidro do lado direito.

A realidade é que, em comparação com um serviço de sincronização, a Backblaze oferece um serviço muito mais completo. Vejamos este exemplos de sincronização:

  • Exemplo 1: Um utilizador tem uma pasta sincronizada com a Dropbox ou outra ferramenta de sincronização no plano gratuito. Os ficheiros guardados nessa pasta estarão sempre disponíveis para acesso em todos os dispositivos, mas a maior parte dos dados guardados no dispositivo de raiz não serão sincronizados;
  • Exemplo 2: Um utilizador paga um plano de um serviço de sincronização e usa-o como pasta para vários tipos de ficheiros. Por mais espaço que tenha disponível no plano, tudo o que não estiver guardado nesse serviço (fotografias, vídeos ou música, por exemplo) não será sincronizado.

É aqui que a Backblaze faz toda a diferença, já que executa uma cópia de segurança automática de todo o tipo de dados presentes no teu dispositivo, incluindo os que estiverem em serviços como a Dropbox, sem teres que pensar no espaço disponível ou selecionar ficheiros.

Recuperação de dados

No geral, a única forma de descarregares os teus ficheiros guardados em serviços de sincronização é através de uma ligação à internet. Consequentemente, se estiveres a descarregar grandes volumes de dados, o processo pode levar muito tempo e dar aso a erros.

Por outro lado, a Backblaze, além de possibilitar o download dos ficheiros, através da política de Restauração, Devolução, Reembolso, dá-te a opção de restaurares os teus dados através de um disco externo USB. Após recuperares os dados, podes devolver o disco externo e o valor é-te reembolsado. Assim, numa situação urgente, tens uma foram rápida e segura de recuperar os dados que perdeste.

Concluindo, ainda que os serviços de sincronização sejam bastante úteis, numa realidade em que toda a nossa vida está nos nossos Macs e iPhones, devem ser sempre complementados por um serviço de backup e a Backblaze é a melhor opção do mercado para o fazeres.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Dicas Patrocinado