BMW diz "não, obrigado" ao CarPlay Ultra

25 de Jul de 2025
BMW diz "não, obrigado" ao CarPlay Ultra
Photo by Artiom Vallat / Unsplash

A história do CarPlay Ultra - aquele sistema da Apple para o carro, apresentado na WWDC 2022, que prometia revolucionar por completo a experiência automóvel - é tudo menos banal. A promessa era simples, mas ambiciosa.

Só que desde essa apresentação, o silêncio foi ensurdecedor. Chegou-se mesmo a suspeitar que este projeto seguiria o mesmo caminho do AirPower - o fatídico tapete de carregamento da Apple que nunca viu a luz do dia. Mas, contra todas as expectativas, há umas semanas atrás a história do CarPlay Ultra começou finalmente a materializar-se.

O plano inicial da Apple era que os primeiros carros com CarPlay Ultra chegassem no final de 2023. Mas só agora, dois anos depois, é que começaram efetivamente a aparecer veículos compatíveis. Algo se passou pelo caminho, disso não há dúvidas.

Várias marcas que, na altura da apresentação, tinham aparecido como "parceiras" entusiasmadas da Apple, voltaram atrás. A Mercedes-Benz, a Audi, a Renault, a Volvo e a Polestar - todas deram um passo atrás e, até agora, deixaram o CarPlay Ultra fora dos seus planos.

Lista inicial de marcas que a Apple tinha anunciado que iriam suportar o CarPlay Ultra

BMW: de melhor amiga da Apple… a resistente ao CarPlay Ultra

Mas há uma grande ausência. Esta fez saber recentemente em declarações a um Blog. Uma marca que se dá/deu muito bem com a Apple ao longo dos anos: a BMW. Foi das primeiras a adotar o CarPlay quando foi lançado e também a estrear o CarKey, permitindo abrir e ligar o carro com o iPhone ou Apple Watch. Mas quando se trata do CarPlay Ultra, a BMW preferiu ficar de fora e manter o foco no seu próprio sistema iDrive.

A BMW foi a grande parceira da Apple para o lançamento do CarKey.

Há esperança: quem ainda aposta no CarPlay Ultra?

Apesar dos recuos, e desta grande ausência, nem tudo está perdido para o CarPlay Ultra. A Aston Martin já tem modelos recentes a integrar este novo sistema da Apple (embora de forma algo limitada), e marcas como a Hyundai, Kia e até a Porsche (única da lista original que ainda não abandonou o barco) mantêm a promessa de vir a suportá-lo em breve.

Resta saber se o futuro será tão integrado e Apple-friendly como foi sonhado em 2022… ou se este é mais um projeto ambicioso que a indústria automóvel vai continuar a empurrar para o fundo da gaveta.