ChatGPT ouviu utilizadores e passa a encriptar as tuas conversas no macOS
  • Home
  • Notícias
  • ChatGPT ouviu utilizadores e passa a encriptar as tuas conversas no macOS
Pedro Henrique Carvalho

ChatGPT ouviu utilizadores e passa a encriptar as tuas conversas no macOS

PUB

No passado mês de abril, a OpenAI acabou por apresentar a primeira aplicação do ChatGPT para computadores, exclusiva para macOS. A mesma permite aos utilizadores do sistema operativo da Apple uma interação mais simples com o ChatGPT, na execução dos comandos que lhe são pedidos.  

No entanto, como não poderia deixar de ser, a integração do GPT levantou algumas questões e preocupações acerca da privacidade no uso do mesmo. O problema surgiu porque, inicialmente, a aplicação armazenava todas as conversas em texto simples, potencialmente expondo dados sensíveis dos utilizadores. 

De acordo com uma publicação no Threads, o programador Pedro Vieito destacou que a aplicação da OpenAI para Mac não utilizava o sistema de sandbox padrão do macOS. Como consequência, ao examinar os ficheiros e cache da aplicação, o programador descobriu que todas as conversas eram armazenadas em texto simples, tornando-as facilmente acessíveis.

O que é que isso significa? Ora, começando pelo início. Sandboxing é um mecanismo de segurança que executa uma aplicação e os dados a esta associados, num ambiente isolado. De tal modo, impede que a aplicação aceda a outras partes do sistema sem permissão, e bloqueia outras aplicações de lerem os dados de uma aplicação sandboxed

No macOS, o sandboxing foi introduzido com o OS X Lion em 2011. Com o macOS Mojave, a empresa de Cupertino adicionou mais medidas de segurança para que as aplicações pedissem permissão ao utilizador para aceder a dados fora do seu sandbox

Apesar da segurança adicional proporcionada pelo sandboxing, ele continua opcional no macOS, pois algumas aplicações mais complexas necessitam de acesso completo ao disco. Geralmente, aplicações como o ChatGPT, que implicam um enorme conjunto de conteúdo escrito pelo utilizador, são sandboxed

Após a análise do 9to5Mac, a OpenAI lançou uma atualização para a aplicação ChatGPT no Mac, para o qual todas as conversas do ChatGPT são agora armazenadas via encriptação. Este é um update muito relevante e que todos os utilizadores devem fazer assim que possam, pois influencia diretamente a sua segurança.

Para além disso, vale a pena lembrar que a política de privacidade da OpenAI indica que todas as conversas com o ChatGPT podem ser recolhidas pela empresa para melhorar o seu modelo de linguagem.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Pedro Henrique Carvalho profile image Pedro Henrique Carvalho
Publicado a
Notícias