Destaque

Chegaram! iOS/iPadOS 16.3, macOS 13.2, watchOS 9.3 e tvOS 16.3

E cá estão novas atualizações dos vários sistemas operativos da Apple. Será que há muitas novidades? Confere neste artigo!
5 mins de leitura
Chegaram! iOS/iPadOS 16.3, macOS 13.2, watchOS 9.3 e tvOS 16.3
Publicidade
Publicidade

O lançamento de um novo sistema operativo para os nossos dispositivos é sempre interessantíssimo. Aquele momento de concretização, a partir do qual podemos experimentar as novas funcionalidades que nos foram apresentadas num evento da Apple, ou profusamente discutidas por entre os rumores cibernéticos.

Acabam de chegar novas atualizações dos sistemas operativos da Apple, iOS 16.3, iPadOS 16.3, macOS Ventura 13.2, watchOS 9.3 e tvOS 16.3. Deixam qualquer um de água na boca!

A Apple tem vindo, cada vez mais, a apostar num tipo de estratégia de marketing assente na libertação controlada de funcionalidades, no sentido de espicaçar a curiosidade e insuflar as expectativas dos seus consumidores. Há coisas que "ainda não estão preparadas" para sair, e que só poderão ser disponibilizadas na versão X.3 ou X.4 do sistema operativo. Juntam o útil ao agradável. Mantêm o público agarrado a cada atualização, ao mesmo tempo que conseguem lançar os seus OS's sem estarem, digamos, finalizados.

Vamos dar uma vista de olhos nas novidades destas novas versões de software!

Suporte a Chaves Físicas de Segurança

Fonte: AppleInsider

A Apple anunciou, no passado mês de dezembro, a Proteção de Dados Avançada em iCloud, descrevendo-a como:

Por predefinição, iCloud protege a informação cifrando-a quando está a ser transmitida, armazenando-a num formato cifrado e protegendo as chaves de cifragem em centros de dados da Apple. Além disso, muitos serviços da Apple usam cifragem ponto a ponto; a informação é cifrada com chaves obtidas a partir do dispositivo e do código do dispositivo, que apenas o utilizador conhece. Para obter o mais alto nível de segurança, pode ativar a proteção de dados avançada (iOS 16.2 ou posterior necessário; não está disponível em todos os países ou regiões). Usa cifragem ponto a ponto em mais categorias de dados, como as seguintes: cópias de segurança de dispositivos; cópias de segurança da aplicação Mensagens; iCloud Drive; Notas; Fotografias; Lembretes; Marcadores do Safari; Atalhos para Siri; Dictafone; Passes da carteira.

Esta proteção avançada é uma das vias que a Apple criou para aumentar, digamos, as camadas de segurança, que nunca são demais. Deste modo, estas atualizações dos sistemas operativos, trouxeram o suporte para as Chaves de Segurança, que não são mais do que um dispositivo físico, como por exemplo, uma pen USB, sem o qual não é possível levar a cabo a autenticação de dois fatores.

Este suporte é comum ao iOS 16.3, iPadOS 16.3 e macOS 13.2

Suporte ao novo HomePod (2.ª geração)

Fonte: Apple

Na semana passada, a Apple lançou a segunda geração do saudoso HomePod, que, obviamente, noticiamos aqui no iFeed. Como é evidente, há que capitalizar este lançamento, criando todas as condições para que o seu funcionamento seja perfeito nos nossos dispositivos, sendo esta, mais uma funcionalidade incorporada nestas atualizações.

Este suporte é comum ao iOS 16.3 e iPadOS 16.3

Correção de um erro na app Freeform

Fonte: Apple

Foi mesmo no final do ano passado que a empresa da maçã lançou a app Freeform, que não é mais do que uma virtualização dos quadros brancos que utilizamos no trabalho ou nas aulas, concebido para trabalho colaborativo e partilhado via iCloud entre utilizadores, sem haver procupações de limitações de espaço nem do tipo de conteúdos que ali se desenham ou "colam".

Ao que parece, havia um problema quando se desenhava com o dedo, ou com o Apple Pencil nas telas partilhadas, o qual foi resolvido.

Esta correção é comum ao iOS 16.3, iPadOS 16.3 e macOS 13.2

Celebração do Mês da História Negra

Fonte: CNet

Ferverosa apoiante - e muito bem - das grandes causas de apoio juntos dos que são discriminados, a Apple decidiu, nestas atualizações, assinalar o Mês da História Negra, celebrado durante todo o mês de fevereiro um pouco por todo o mundo, por coincidir com os aniversários de Abraham Lincoln, presidente americano que aboliu a escravatura e de Frederick Douglas, reputado afro-americano reformista social e abolicionista, que nasceu escravo, escapou e tornou-se numa das maiores vozes anti-escravatura.

Embora iniciado em 1926, só cinquenta anos depois é que esta celebração foi oficialmente reconhecida nos Estados Unidos pelo Presidente Gerald Ford, concebido para aumentar a consciencialização sobre a duríssima História da comunidade negra, neste país e em todo o mundo, e em tudo o que tem que ser mudado para alcançarmos um patamar de igualdade enquanto seres humanos.

Deste modo, a Apple lançou um novo Papel de Parede para o iPhone e um novo mostrador para o Apple Watch, justamente a propósito desta importante celebração - o Unity Mosaic.

Esta adição é comum ao iOS 16.3 e ao watchOS 9.3

HomePod mini ativa funcionalidade de sensor de humidade e temperatura!

HomePod mini smart speaker by Apple

O HomePod Mini e a recentíssima segunda geração do HomePod trazem um sensor de humidade e de tempertaura latentes no seu interior, totalmente a postos para começar a funcionar com o lançamento do iOS 16.3. Se tens uma casa "smartificada", esta notícia traduz-se numa substancial poupança para quem teria nos seus planos adquirir este tipo de sensor.

Mas há mais...

iOS 16.3

  • Reformula o modo como se ativam chamadas de emergência SOS: terás que premir no botão lateral direito e num dos botões de volume e solta-los em simultâneo. Isto porque o processo anterior estava a sobrecarregar as linhas de emergência em resultado de ativação inadvertida desta funcionalidade;
  • Resolução de vários problemas e bugs, designadamente linhas horizontais que surgiram em alguns iPhone 14 Pro Max, papel de parede que por vezes ficava totalmente negro, o widget da app Home que não funcionava bem no Lock Screen, a Siri, que por vezes não compreendia certos pedidos via CarPlay, etc.

iPadOS 16.3

  • Corrige um problema com a Siri, que ocasionalmente não respondia devidamente quando pedias para tocar uma música.

macOS Ventura 13.2

  • Corrige um problema no VoiceOver: por vezes não dava o feedback áudio ao enquanto escrevias.

A Apple apostou, portanto, para além das tradicionais correções de bugs, no cumprimento de entrega das funcionalidades que havia prometido aquando do lançamento dos novos sistemas operativos, bem como da criação de suporte para os novos produtos e apps que entretanto foi colocando no mercado.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo