Como remover o fundo de qualquer foto no iPhone

O iOS 16 tornou possível remover o fundo de qualquer imagem sem instalar nenhuma aplicação.
Escrito por Pedro Alves e
2 mins de leitura
Como remover o fundo de qualquer foto no iPhone
Publicidade
Publicidade

A remoção do fundo de uma imagem ou foto sempre foi uma necessidade básica na edição desse tipo de ficheiros. Seja para fazer uma montagem ou para eliminar algo que foi capturado de forma indesejada, a procura de aplicações com esta finalidade existe e é grande. No entanto, o iOS 16 vem alterar um pouco este paradigma.

A mais recente versão do sistema operativo do iPhone trouxe com ele a possibilidade de remover o fundo de qualquer imagem nativamente, ou seja, sem necessidade de recurso a aplicações de terceiros. Esta ferramenta incluída no iOS 16 é tão fácil de utilizar que até parece mentira, e tudo graças ao desenvolvimento da inteligência artificial que se tem verificado nos últimos tempos.

Os passos a seguir são estes:

  • Abre uma fotografia no teu iPhone;
  • Toca no elemento principal da foto e mantêm pressionado, até veres uma luz de destaque;
  • Quando o elemento principal estiver destacado, podes arrastá-lo para qualquer aplicação, como por exemplo a Mensagens, desde que nunca tires o dedo do ecrã;
  • Em alternativa, podes levantar o dedo após o aparecimento da luz de destaque, e verás surgir as opções Copiar e Partilhar, que fazem exatamente aquilo a que estamos habituados;
  • Podes então colar a imagem sem fundo numa aplicação compatível, como a Notas, ou partilhá-la diretamente através das aplicações que estão instaladas no teu iPhone.

O resultado da transformação da foto utilizada é um ficheiro PNG de fundo transparente, ou seja, que pode ser usado sobreposto a qualquer outra imagem ou fundo, gerando assim um resultado final completamente novo.

Há que ter em conta que o funcionamento correto desta ferramenta é muito dependente da imagem original utilizada, pelo que podem, por vezes, existir imperfeições. No entanto, para algo nativo e que não requer a instalação de nenhuma aplicação, é impossivel pedir mais.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo