Compraste um novo iPhone e não consegues resgatar os 3 meses de Apple TV? É normal...
Partilhar

Compraste um novo iPhone e não consegues resgatar os 3 meses de Apple TV? É normal...

Nos últimos anos, a Apple tem apostado fortemente em campanhas promocionais para os seus serviços digitais, como o Apple Music, Apple TV+ ou Apple Arcade. Porém, ainda que muitos utilizadores consigam usar o código após a compra de um iPhone, iPad ou MacBook, a verdade é que nem sempre é possível. 

Tudo tem que ver com dois termos que tornam esta possibilidade uma realidade ou uma completa desilusão, e que nem sempre são fáceis de interpretar. Começando do estado mais simples, até ao mais difícil, poderás ver o seguinte: 

  • Novos subscritores, que são os utilizadores que nunca tiveram uma subscrição ativa de um determinado serviço da Apple, podem, sem qualquer constragimento, ativar a sua oferta. Estes são os mais fáceis de identificar e, por norma, têm acesso imediato às ofertas. 
  • Qualified returning subscribers são antigos clientes que podem voltar a beneficiar da promoção, mas apenas se cumprirem critérios específicos. E aqui é que a coisa se complica. Por exemplo, em muitas campanhas da Apple, só é considerado “qualificado” quem não teve uma subscrição nos últimos 12 meses. Isto significa que quem cancelou recentemente ou quem já aproveitou uma oferta semelhante pode não ser elegível. Além disso, há restrições adicionais. Isto é, se fizeres parte de um grupo de Family Sharing que já utilizou a promoção, a Apple normalmente exclui-te da campanha. 

Este modelo tem uma lógica clara. Por um lado, permite à Apple atrair novos clientes e expandir a base de utilizadores dos seus serviços. Por outro, funciona como incentivo para antigos subscritores regressarem, mas sem abrir a porta a abusos de quem tenta acumular ofertas repetidamente.  

Porém, pode mostrar-se como dececionante, caso compres um novo equipamento – como um iPhone 17 Pro Max, um MacBook Air ou um iPad mini – e, no final, não podes resgatar a tua oferta. Tudo porque, muito provavelmente, já tiveste aquele serviço algures nos últimos 12 meses ou, em contrapartida, aceitaste uma oferta idêntica alguns anos antes. 

Em suma, esta política da Apple mostra como as ofertas promocionais são cuidadosamente desenhadas para equilibrar aquisição e retenção de clientes. Para quem compra um novo dispositivo ou pensa em regressar a um serviço, vale a pena estar atento.

Pode haver uma oportunidade de voltar a experimentar gratuitamente, caso cumpras os critérios definidos pela empresa ou, pelo contrário, ficares a sonhar com algo que não podes ter, mesmo que isso não implique qualquer tipo de desconto adicional no equipamento adquirido.