Conhece as novidades do futuro iOS 16.3

A próxima versão do iOS 16 já está a ser desenvolvida a todo o vapor.
Escrito por Pedro Alves e
2 mins de leitura
Conhece as novidades do futuro iOS 16.3
Publicidade
Publicidade

Logo após o iOS 16.2 ter sido lançado começaram a ser disponibilizadas as versões beta do seu sucessor, mais especificamente o iOS 16.3, primeiramente aos programadores, depois aos utilizadores registados no programa de testes público. Devido a isso, já é possível termos uma ideia das novidades e das alterações que a Apple vai introduzir na próxima grande atualização do seu sistema operativo para iPhone.

Em termos de novidades, o destaque desta atualização vai para a capacidade de utilizar chaves de segurança físicas como forma de proteção do Apple ID. Em linguagem corrente, isto significa que pode ser usado um equipamento de hardware específico como fator de autenticação ao iniciar sessão na conta Apple. Isto vem aumentar de sobremaneira a segurança no acesso aos nossos dados pessoais. Ao mesmo tempo, sabemos que esta esta funcionalidade suporta a transferência dispositivo a dispositivo, ou seja, se passarmos os nossos dados de um iPhone antigo para um novo não necessitaremos de recorrer à chave de segurança física novamente.

A par disto, a Apple inseriu no iOS 16.3 beta um guia sobre como utilizar o Handoff entre um iPhone e um HomePod, que ajudará os utilizadores neste processo. Agora, ao aproximar o iPhone de um HomePod uma janela irá automaticamente ser apresentada, facilitando o processo de controlo e transferência de música entre estes dispositivos. Importa referir que, apesar do HomePod mini não ser vendido oficialmente em Portugal, o mesmo pode ser encontrado em diversas lojas de retalho especializado.

O Apple Music ganhou agora um novo ecrã de abertura, que publicita diretamente o serviço Apple Music Sing, incentivando os utilizadores a usufruirem desta funcionalidade que traz o karaoke nativamente para os nossos iPhones, e não só. Este ecrã conta com um atalho direto para várias playlists criadas especificamente com músicas compatíveis com o Apple Music Sing, divididas por várias categorias.

A aplicação Traduzir e a Siri também contam com novos ecrãs de abertura, com resumos de algumas das funcionalidades mais comuns. Apesar de ausentes da primeira versão beta, são esperadas no iOS 16.3 diversas alterações relacionadas com o Apple Pay, tais como a possibilidade de pagar contas mais tarde ou em prestações (Apple Pay Later), e uma conta poupança para clientes do cartão de crédito da Apple, infelizmente ainda não disponível por cá. O Apple Music Classical (secção musical da Apple dedicada apenas a música clássica) também será uma adição que certamente veremos em breve no iOS 16.3, ainda que sem certeza se sob a forma de app isolada ou integrada no Apple Music já existente.

A quem possa interessar, cabe-nos referir que juntamente com o iOS 16.3, as primeiras versões beta do iPadOS 16.3, tvOS 16.3, watchOS 9.3 e macOS Ventura 13.2 também já podem ser descarregadas. Aconselhamos a procederem com cuidado na instalação deste tipo de softwares, pois há que ter presente que estamos a falar de versões de teste, não destinadas à utilização diária.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo