É certo e sabido que nenhuma máquina é perfeita, por muito que seja glorificada pelos seus atributos, existem sempre erros e avarias a concertar de tempos a tempos. O iPhone não é exceção. Mesmo que tenhas o modelo mais recente da linha de smartphones da Apple atualizado para a ultima versão do iOS, os problemas acontecem na mesma.

Contudo, antes de recorreres a um centro de assistência ou ao suporte da Apple, existem alguns procedimentos que deves tentar fazer. São procedimentos simples que vão permitir um diagnóstico inicial do iPhone e, podem até mesmo vir a resolver o problema.

Reiniciar/ Formatar

O teu primeiro passo para resolveres o problema do teu iPhone é reiniciar o mesmo. Se vires que não estás a conseguir reiniciar normalmente, tens a opção de fazer force restart. Por vezes, este simples procedimento pode resolver problemas de duração de bateria, conexões e o mau funcionamento de algumas aplicações.

Na eventualidade de não resolver o problema com o reinício do equipamento, o teu próximo passo é colocares o teu iPhone em modo de recuperação ou modo DFU para reinstalares o iOS.

iPhone em Modo de Recuperação

Este procedimento vai formatar o teu equipamento, por isso, recomendo que faças uma cópia de segurança no iCloud antes de começares, para evitar a perda total dos teus dados.

O acesso ao Modo de Recuperação depende do modelo de iPhone que tu tens. Portanto, aqui tens uma lista de passos a seguir para os vários modelos:

iPhone 6S / iPhone 6S Plus - Mantém pressionados o botão Home e o botão Power ao mesmo tempo. Não deves soltar até aparecer o ecrã do Modo de Recuperação, alusivo ao da fotografia acima.

iPhone 7 / iPhone 7 Plus - Mantém pressionados, ao mesmo tempo, o botão Home e o botão de diminuir o volume até aparecer o ecrã do Modo de Recuperação.

iPhone 8/ iPhone 8 Plus/ iPhone X / iPhone 11/ iPhone 12 -  Pressiona o botão de aumentar o volume, de seguida pressiona o botão de diminuir o volume e, por fim, mantém o botão Power premido até aparecer o ecrã do Modo de Recuperação.

Agora, o teu iPhone está pronto para ser restaurado. Se tiveres um computador Windows certifica-te que tens o iTunes instalado pois vais precisar do mesmo para concluir este procedimento com sucesso. Caso tenhas um Mac, abre o Finder e vais ver o teu iPhone no menu vertical à esquerda.

Já no iTunes, vais ver um aviso pop-up que refere que há um problema com o iPhone e que o mesmo precisa de ser restaurado. Clicas em restaurar e o teu iPhone será formatado. Não te assustes se vires o iPhone a ficar com o ecrã preto várias vezes, é perfeitamente normal e faz parte do processo de restauro.

Caso não queiras que o teu equipamento seja totalmente formatado, podes optar por repor todas as definições do iPhone, definições de rede e apagar todos os dados de localização e privacidade.


Problemas de Bateria

Chegamos a uma época em que o nosso smartphone pessoal tem a nossa "vida toda" registada e é usado para quase tudo no nosso dia a dia. Para cumprir as suas funções corretamente este precisa de uma boa bateria e que a mesma esteja a funcionar em plenitude. No entanto, isso nem sempre acontece.

Os problemas de bateria são sempre os mais frustrantes. Ou a bateria descarrega muito rápido, não carrega ou o iPhone não liga nem desliga. Contudo, existem possíveis soluções para estes problemas.

Informações da bateria nas definições do iOS
Informações da bateria nas definições do iOS

Bateria do iPhone não carrega

Se o teu iPhone não está a carregar de maneira nenhuma, eis algumas soluções que tu podes fazer e que podem, eventualmente resolver esse problema:

  • Force Restart - Podes forçar o reinício do teu iPhone pressionando continuamente o botão Power e de seguida pressionando um dos botões de volume até aparecer a opção para desligar. Desliza o ícone para desligar o iPhone. Por fim, podes voltar a ligar mantendo o botão Power premido até aparecer o logotipo da Apple.
  • Substitui o cabo e carregador - Por vezes o carregador e o cabo podem não estar a funcionar corretamente, por isso, experimenta outro cabo/carregador que seja compatível com o iPhone.
  • Formata o iPhone - Se as soluções acima foram inúteis, sugiro que formates o teu equipamento. Podes seguir os passos acima mencionados.
  • Contactar o Suporte da Apple - Se nada resultou, então nesse caso sugiro que contactes o suporte da Apple através do site ou ligando para o número 800 207 983. Terás o melhor acompanhamente perante este tipo de situações.

Bateria drena rapidamente

A bateria do teu iPhone pode estar a drenar rapidamente por vários motivos e não significa que esteja com defeito. Algumas configurações e aplicações podem estar a drenar a tua bateria sem tu saberes.

Aqui tens um vídeo curto que te explica as definições que deves desligar para melhorar a bateria do iPhone:


Problemas de conexão

Por vezes, o Wi-fi e o Bluetooth não funcionam corretamente e o AirDrop necessita dos dois para funcionar corretamente. Se estes dois pilares de conexão não estão a funcionar, eis o que tu podes fazer para resolver esse problema:

Bluetooth/Wi-Fi

  • Liga e desliga o Bluetooth/Wi-Fi nas definições;
  • Liga e desliga o Modo de voo;
  • Esquece todos os dispositivos emparelhados com o teu equipamento nas definições do bluetooth;
  • Formata o teu iPhone;
  • Repõe as definições de rede seguindo estes passos:
  • Atualiza o teu iPhone para o iOS mais recente;

HomeKit

Se os teus acessórios do HomeKit não estão a funcionar corretamente, eis o que tu podes fazer:

  • Certifica-te que o Wi-Fi e o Bluetooth estão ligados;
  • Certifica-te que a opção "Casa" está selecionada nas definições da iCloud.
  • Restaura individualmente os teus acessórios Smart Home.

Se nenhuma destas soluções resultar recomendo que contactes o suporte da Apple ou que te dirijas a um centro de assistência autorizado Apple, onde terás o melhor acompanhamento para este tipo de problemas e ser-te-há apresentada a melhor solução. A Ponto Sagres, um centro de assistência autorizado Apple, com reconhecimento de excelência pela Apple, será a solução ideal para te ajudar a resolver algum destes problemas.

Se não tens a possibilidade de te dirigires à loja física em Aveiro, podes optar pelo serviço iOS Repair que te permite enviar o teu equipamento para diagnóstico e reparação sem quaisquer custos.

Na Ponto Sagres tens a garantia de um atendimento de excelência e uma simpatia idílica, bem como um serviço exímio para garantir a tua maior satisfação.