Dicas úteis de iPhone para avós

Desde a acessibilidade à saúde, eis algumas dicas úteis que podem ajudar a simplificar a vida dos teus avós com o iPhone.
Escrito por André Morais e
3 mins de leitura
Dicas úteis de iPhone para avós
Publicidade
Publicidade

Vivemos numa época onde é cada vez mais normal os nossos avós possuirem um smartphone. Devido à sua interface amigável e ao design minimalista, o iPhone tem sido a escolha fácil de smartphone para utilizadores mais velhos no seu uso diário.

Para além da facilidade de utilização do sistema operativo iOS, existem ainda algumas configurações que se encontram "escondidas" que podem ajudar e melhorar ainda mais a experiência de utilização do teu avô ou avó.

Ampliação da interface e texto

Por vezes estamos com os nossos avós e eles, ao receberem uma notificação, pedem para seres tu a ler porque se esqueceram dos óculos na mesinha de cabeceira. É algo recorrente, falo por experiência própria!

É mesmo para estas alturas que existe uma configuração no iPhone onde consegues aumentar o tamanho de todo o conteúdo que aparece no ecrã, tal como as horas e as notificações. Para aumentares o tamanho do conteúdo no ecrã segue os passos:

  1. Acede a Definições e depois Ecrã e brilho;
  2. Desliza tudo para baixo e no fundo vais ver a opção "Ampliação do ecrã" e seleciona a opção "Texto maior" que te vai permitir ampliar a interface.

Podes também mudar o tamanho do texto, para isso basta seguires exatamente o primeiro passo mencionado acima. De seguida, ao deslizares o ecrã para baixo vais ver a opção "Tamanho do texto" onde podes aumentar o tamanho do texto presente em qualquer conteúdo do teu ecrã.

Conteúdo enunciado

Esta funcionalidade é bastante útil se os teus avós têm dificuldade em ler o texto presente no ecrã. O recurso que te apresento agora permite ativares a leitura do texto no ecrã feita por vozes portuguesas disponíveis no iPhone, nomeadamente a "Joana" e o "Joaquim".

Para acederes a esta configuração segue os passos:

  1. Acede a Definições;
  2. Clica em "Acessibilidade" e depois "Conteúdo enunciado".
  3. Ativa a opção "Enunciar seleção" - podes ainda escolher a voz e a velocidade do enunciado mediante a necessidade ou a preferência do utilizador.

Notificações com flash

Sabemos que com a idade os sentidos vão ficando cada vez menos apurados e, por isso, esta funcionalidade ajudará bastante os teus avós a não perderem nenhuma notificação. Para além de serem alertados sonoramente, um flash irá piscar ao receberem a notificação no iPhone.

Para acederes a esta configuração segue os passos:

  1. Acede a Definições;
  2. Clica em "Acessibilidade";
  3. Desliza para baixo até encontrares a aba de "Áudio/visual";
  4. Ativa a opção "Avisos com flash LED".

Contactos favoritos

No meio de tantos contactos é normal que os teus avós fiquem confusos e tenham dificuldade em encontrar o contacto de familares numa lista tão grande. Por isso, para facilitar, podes sempre definir os contactos mais recorrentes como favoritos! Segue os passos:

  1. Acede à aplicação " Telefone";
  2. Clica no ícone da estrela que simboliza a lista de contactos favoritos;
  3. Clica no símbolo "+" e adiciona os contactos mais utilizados.

Encontrar iPhone

Uma das configurações mais importantes do iPhone. Para aqueles momentos em que o teu avô/avó não sabem onde está o iPhone, esta funcionalidade estará lá para vos ajudar a encontrá-lo! Basta acederes ao browser e vais poder ver a localização do mesmo.

Para ativares esta funcionalidade segue os passos:

  1. Abre as Definições;
  2. Acede ao perfil ID do iPhone;
  3. Clica em "Encontrar";
  4. Acede a "Encontrar iPhone";
  5. Ativa a funcionalidade.

Medicação

É certo e sabido que um dos grandes focos da Apple é a saúde dos seus utilizadores e o iOS 16 traz novas funcionalidades que visam melhorar a qualidade de vida dos mais novos aos mais velhos. A funcionalidade que vou abordar agora é a nova secção da app Saúde que vai permitir aos teus avós controlarem melhor a medicação que têm de fazer diariamente.

Para configurares esta funcionalidade segue os passos:

  1. Abre a aplicação Saúde;
  2. Clica em "Medicação";
  3. Adiciona a medicação procurando pelo nome.

O que achaste destas dicas? Deixa a tua opinião nos comentários!

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo