• Home
  • Apps & Jogos
  • Elephas Super Brain: como configurares o teu cérebro com IA
Imagem de um MacBook Pro de 16 polegadas com o logo de um cérebro e o logo do Elephas
Samuel Pinto

Elephas Super Brain: como configurares o teu cérebro com IA

PUB

Já aqui dei a conhecer a poderosa ferramenta de inteligência artificial chamada Elephas. O Elephas é um assistente de escrita com IA que foi projetado para dispositivos Apple, com uma especial relevância para o Mac.

Como mencionei nesse artigo, o Elephas tem incorporado a inteligência artificial do ChatGPT, que quando usado por quem escreve muito conteúdo diariamente, irá aperceber-se da melhoria significativa da qualidade dos textos, e dessa forma, a produtividade é elevada a um nível superior.

Das várias funcionalidades embutidas no Elephas, destaquei as ferramentas de escrita como:

• Rewrite
• Continue writing
• Fix grammar
• Smart Write
• Snippets
• Content
• Utils
• Translate

Além disso, a mecânica de funcionamento do Elephas no teu workflow é muito prática e produtiva. Ou seja, durante o teu fluxo de trabalho, podes recorrer à inteligência artificial do Elephas, mas com a nuance de não necessitares de deixar esse teu fluxo de trabalho para isso.

Por exemplo, é possível ao editares um documento Word, recorrer à inteligência artificial ChatGPT por intermédio do Elephas, e mediante o comando pedido ou executado, todo o texto é automaticamente escrito no documento Word, sem saíres do teu fluxo de trabalho. A mesma lógica é replicada a um vasto leque de outras aplicações.

Mas o destaque deste artigo vai para o recurso Super Brain incorporado na aplicação Elephas para Mac.

Elephas Super Brain: o teu cérebro com inteligência artificial

Numa análise mais redutora, o Super Brain do Elephas funciona exatamente da mesma forma que o ChatGPT mas com o diferencial dos teus dados e as tuas informações serem a fonte para a tua conversa com a inteligência artificial.

Segundo os desenvolvedores desta poderosa ferramenta, o funcionamento do Super Brain do Elephas assenta em quatro etapas fundamentais:

• Obter informações do mundo exterior.
• Organizá-las de forma a que sejam facilmente acessíveis.
• Refinar ou melhorar até as melhores ideias.
• Expressar as próprias ideias com a própria voz.

A esmagadora maioria das ferramentas de inteligência artificial não fornece um sistema assente nestes quatro tópicos. É por isso que muitos utilizadores de inteligência artificial acham complicado de implementar estas ideias no seu fluxo de trabalho.

O Super Brain do Elephas possibilita aos seus utilizadores terem o seu próprio cérebro alimentado por IA de forma a obterem as suas informações, organizá-las para um acesso mais fácil e ainda melhorar as excelentes ideias. Esta funcionalidade do Elephas foi desenvolvida especificamente para que os seus utilizadores expressem as suas próprias ideias com a sua própria voz.

Configurar o Elephas

A configuração do Elephas consiste nos seguintes passos:

Descarrega e experimenta o Elephas gratuitamente através desta página. Para usares o Elephas terás que utilizar uma chave de API ChatGPT. Segue este tutorial para obteres as tuas próprias chaves API.

Assim que obteres uma chave API da OpenAI, vai às preferências do Elephas e insere-a na aba "General" onde diz OpenAI API Key. Na aba "Licence" é onde introduzirás a chave que adquiriste na compra ou subscrição do Elephas.

Imagem com a interface de utilizador das preferências do Elephas

Cria o teu próprio cérebro com inteligência artificial

O Super Brain do Elephas para Mac, é a melhor ferramenta para criares e configurares um cérebro com inteligência artificial a partir dos teus dados e informações pessoais.

Para criares o teu primeiro cérebro, segues as três etapas seguintes:

• Clica no ícone do Elephas na barra de menus do macOS.
• Clica na opção "Preferences".
• Vai à aba "Brains" e clica na opção "+ Create New Brain" e dá-lhe um nome.

Podes criar o teu próprio cérebro alimentado com inteligência artificial adicionando as tuas informações e dados a partir das seguintes ferramentas:

  • PDF
  • Documentos (docx)
  • Imagens
  • Páginas web
  • Notion
  • Obsidian
  • Roam
  • Texto selecionado de qualquer aplicação
  • Arquivos de áudio e transcrições.

Depois de seguidos os passos supracitados, é importante levar em consideração a segunda etapa onde o Super Brain do Elephas assenta: organizar as informações de forma a que sejam facilmente acessíveis.

O Elephas permite criar os cérebros que queiras e com as informações que quiseres. Desse modo, podes criar um cérebro separado para cada tópico do teu interesse.

As maneiras em como podes organizá-los, é por exemplo criares um cérebro com base em projetos que trabalhas, assuntos que queiras estudar, livros, artigos, etc. O melhor é criar um cérebro para cada tópico escolhido. Posto isto, é só começar a adicionar conteúdo a eles.

Adiciona as tuas informações ao Super Brain do Elephas

Existem duas maneiras de adicionares informações ao Super Brain do Elephas:

A primeira é na Aba "Brains" dentro das preferências do Elephas. À medida que vais adicionando arquivos, o Elephas exibe a lista de todos os arquivos adicionados a um cérebro específico. Ele também verifica de há arquivos duplicados, para que informações redundantes não sejam armazenadas ao cérebro. Também podes excluir informações do cérebro nesta área. O tamanho do cérebro que criaste, também é exibido nesta janela.

A segunda forma de adicionar qualquer informação ao Super Brain do Elephas é por intermédio do atalho "Add to Brain. Desse modo, podes continuar a adicionar informações e dados ao teu cérebro a partir de qualquer fonte da web ou do teu computador.

Como o Elephas funciona em qualquer parte do teu Mac, então qualquer informação que esteja disponível no teu fluxo de trabalho, pode ser adicionada ao teu cérebro. Eis um exemplo duma informação que adicionei ao meu cérebro.

De forma a adicionares informações ao teu cérebro, só precisas de selecionar o texto desejado, pressionar a tecla CTRL + a barra de espaço para que uma janela pop-up do Elephas seja exibida. Selecionas a opção "Add to Brain" e seleciona o cérebro desejado. No meu caso, criei um com o meu nome para fins demonstrativos. O texto selecionado será adicionado ao respetivo cérebro.

Agora que as tuas informações já estão carregadas para o teu cérebro, já podes fazer uso delas. Mas qual é a melhor forma de fazer uso dessas informações e dados?

Como interagir com o cérebro que criei?

A melhor forma de interagires com o cérebro de inteligência artificial que criaste no Elephas, é usando a funcionalidade "Super Chat". Para acederes diretamente ao Super Chat só tens que clicar no ícone Elephas na barra de menus do macOS ou na aba "Brains" nas preferências do Elephas.

Esta é a interface de utilizador do Super Chat para conversares com o cérebro que criaste. Nota que tens de selecionar o teu cérebro no topo superior direito da janela para que possas conversar com ele por intermédio da inteligência artificial. No meu caso selecionei o "Cérebro Samuel".

Agora, podes fazer qualquer questão que tiveres sobre um assunto, e o cérebro responderá com base nas informações que nele armazenaste. Eventualmente, esta será a melhor forma de refinar, melhorar e expressar as informações do teu cérebro alimentado por inteligência artificial.

No meu caso, pedi ao meu cérebro que me falasse um pouco sobre o Elephas para Mac. Como tinha adicionado o URL deste artigo ao meu cérebro, eis o resultado do meu pedido no Super Chat.

Outro detalhe interessante, é que o Elephas Super Chat cita todas as fontes que o teu cérebro utilizou para formular a resposta. Isso é positivo, pois aumenta a confiabilidade da plataforma. Além disso, este recurso ajuda a garantir que o teu cérebro de inteligência artificial não esteja com "alucinações" e que todas as respostas se baseiem nas informações que tu carregaste para ele.

Conclusão

Em última análise, configurar o teu cérebro pessoal baseado em inteligência artificial é simples, e por consequência, entrega uma poderosa ferramenta para te ajudar a refinar e a melhorar todas as informações que carregaste para ele.

Como já supracitado, a lógica do funcionamento do Super Brain do Elephas assenta nas seguintes quatro etapas:

1- Obter informações do mundo exterior, ou seja, adiciona os teus dados e as tuas informações como fonte para a tua conversa com a inteligência artificial.

2- Organiza-as de forma a que sejam facilmente acessíveis. Podes criar os cérebros que queiras e usar uma temática ou tópico específico para cada um deles.

3- Refinar ou melhorar até as melhores ideias. Tens uma excelente ideia acerca de um determinado assunto ou projeto? Deixa que o Super Chat do Elephas te ajude a melhorar e a refinar essa ideia, selecionando o cérebro para o qual carregaste essa tua ideia.

4- Expressar as próprias ideias com a própria voz. Continua a desenvolver os teus pensamentos originais e expressa-os de maneira autêntica com a ajuda do Super Brain e Super Chat do Elephas.

Se para o teu fluxo de trabalho diário, estes quatro pontos fazem toda a diferença para a tua produtividade e melhoria das ideias, o uso do assistente de escrita Elephas para Mac, é uma ferramenta obrigatória.

Samuel Pinto profile image Samuel Pinto
Publicado a
Apps & Jogos Patrocinado