O AirDrop é um recurso incrivelmente útil no ecossistema Apple. Com um simples botão, é possível transferir instantaneamente um ficheiro entre um iPhone, iPad e Mac. No entanto, fora do ecossistema Apple, as coisas não são tão lineares e por vezes temos que ser criativos para conseguir partilhar um ficheiro entre um dispositivo Apple e um equipamento não compatível com AirDrop, como Android, Windows ou Linux.
Felizmente, hoje em dia existem alternativas que replicam o comportamento do AirDrop, extendendo as vantagens desta funcionalidade a outras plataformas. Se tens um dispositivo Apple e partilhas frequentemente ficheiros com outros dispositivos fora do ecossistema da marca da Maçã, este artigo pode ajudar-te a pôr de parte os cabos ou transferências mais "criativas" de ficheiros entre sistemas operativos diferentes.
SnapDrop, o 'AirDrop' via web entre iPhone, Windows e Android
O SnapDrop é um serviço web que faz uso do browser e da ligação Wi-Fi à qual o utilizador está ligado para enviar dados de um dispositivo para outro. Os dispositivos ligam-se inicialmente a um servidor. Ao abrir a página do SnapDrop, é atribuído um nome aleatório ao utilizador, para que seja identificado na rede. Quando outros utilizadores na mesma rede acedem à aplicação web, também a eles será atribuído um nome aleatório que ficará visível na aplicação.
Para facilitar a utilização do SnapDrop, vamos guiar-te passo a passo como podes transferir ficheiros de um dispositivo para outro facilmente.
- Liga os dispositivos que irão enviar e receber os ficheiros à mesma rede Wi-Fi.
- De seguida, abre um browser compatível para a transferência de ficheiros. Em Android, Windows e Mac poderás usar Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera Mobile, Apple Safari, Brave ou Microsoft Edge. No entanto, se fores transferir para um iPad, iPhone ou iPod Touch, estes equipamentos deverão abrir o SnapDrop através do Safari, já que a Apple bloqueia browsers de terceiros de utilizar o protocolo de comunicação WebRTC entre dispositivos.
- No navegador selecionado, abre a página snapdrop.net em ambos os equipamentos. Irás deparar-te com uma imagem semelhante ao AirDrop da Apple, como na imagem acima.
- Por fim, basta selecionares um ou mais ficheiros, sendo que os mesmos serão enviados um de cada vez.
- Quando o ficheiro acabar de enviar, aparece um pop-up a questionar o utilizador no equipamento de destino se pretende descarregar o ficheiro.
ShareDrop: solução 'AirDrop' à distância até entre Windows e Android
De uma forma muito semelhante ao SnapDrop, o ShareDrop reproduz o tão adorado AirDrop da Apple. O mesmo é utilizado de forma semelhante ao SnapDrop: os dispositivos que irão enviar e receber os ficheiros acedem à aplicação web, ficam visíveis e podem partilhar ficheiros entre si.
Qual a vantagem do ShareDrop? Para além da partilha de ficheiros entre equipamentos da mesma rede, poderás ainda partilhar um link personalizado de acesso ao ShareDrop para que seja possível trocar ficheiros entre equipamentos ligados a redes diferentes.
Para utilizares o ShareDrop, podes seguir o seguinte conjunto de passos:
- Acede com o dispositivo que irá partilhar o ficheiro à aplicação web da ShareDrop em sharedrop.io.
- No canto superior direito, clica no botão + e partilha o link ou lê o QR code com o equipamento que irá receber os ficheiros.
- De seguida, no dispositivo que irá enviar o ficheiro basta selecionares o utilizador identificado por um personagem fictício, selecionar um ficheiro e enviar.
- No dispositivo que irá receber o mesmo será apenas necessário proceder ao download do ficheiro, uma vez este partilhado.
Acabaram-se os cabos, as partilhas por e-mail e outras soluções morosas para transferires ficheiros entre o teu iPhone ou iPad e qualquer outros equipamento Android, Windows ou Linux. Estas alternativas ao AirDrop irão facilitar-te em muito a transferência de ficheiros entre dispositivos com diferentes sistemas operativos. Já conhecias o SnapDrop ou o ShareDrop? Usas alguma alternativa ao AirDrop para além destas? Partilha connosco.
Eis outro conteúdo que podes achar interessante:
Deixa o teu comentário