Estará a Apple a desenvolver uma "iSwitch"?

Estará a Apple a desenvolver uma "iSwitch"?

Um recentíssimo rumor levanta a possibilidade de a Apple estar a desenvolver uma “iSwitch” - uma consola de jogos portátil.

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 2 minutos de leitura

Um recentíssimo rumor vindo dos lados de onde nasce o sol aponta para uma pretensa intenção da Apple em enveredar pela criação de uma consola de jogos portátil a la Nintendo Switch. Pelo menos assim reza a estória no website MacRumors, no qual é citado um post num fórum coreano, partilhado pelo utilizador do Twitter @FrontTron.

Tratando-se apenas de um rumor, não deixa de ser pertinente partilhá-lo, tendo em conta o ainda embrionário, mas consolidado estado do Apple Arcade. Todos sabemos que os serviços de streaming e o Gaming são verdadeiras galinhas de ovos, não de ouro, mas de platina, para as empresas que há muito se encontram estabelecidas nestes mercados.

Nintendo Switch
Nintendo Switch

As modestas (mas milionárias) apostas da Apple nestes segmentos demonstram uma das suas estratégias habituais: podem chegar depois, mas depois de chegar, todo o resto ficou para trás. Claro que em ambos os casos será extremamente complicado. No entanto, sabemos que a dificuldade nunca retraíu a maçã, nem nunca a impediu de abanar o mundo.

Mas sobre esta suposta consola híbrida, consta que nem será equipada com os processadores A, nem com os M, mas antes com um outro, especificamente dedicado à performance gráfica, obviamente fundamental no Gaming.

Por outro lado, as alegadas negociações com algumas das mais reputadas empresas da especialidade como a Ubisoft, vêm consubstanciar ainda mais este rumor.

Juntemos mais um ingrediente. Um outro rumor despontado no ano passado: o de que a Apple estaria em processo de criação de um comando sem fios para jogos.

Consideremos também que a recém-lançada versão da Apple TV 4K acabou por não impressionar em relação à sua precessora de 4.ª geração, colocada no mercado em 2015 e 2017 (modelos A1625 e A1842, respectivamente). Já estava na hora, mas ainda não é bem aquela hora. Lance-se por isso uma espécie de versão S, como nos iPhone, para não criar a ideia de que a Apple TV está esquecida. Será uma peça fundamental em tudo isto.

Uma espécie de comando com ecrã, uma consola portátil que emparelha com a televisão através da Apple TV, ou ambas? É muito cedo para sequer especular. Mas vislumbra-se fumo. E onde há fumo, há fogo.

Parece portanto que, lenta, mas firmemente, a Apple poderá estar a preparar-se para penetrar no oligopólio das consolas detido pela Sony, Nintendo e Microsoft, bem como no próprio reino Gaming dos PC.  

Na maioria dos casos, a Apple aprende com os seus erros, e por isso não se perspetiva uma repetição da falhada consola Pippin dos anos 90 do século passado, mas antes, e muito provavelmente, uma grande dor de cabeça para a concorrência.

Achas que este rumor faz sentido? O que pensas deste potencial desenvolvimento do Ecossistema Apple? Deixa-nos os teus comentários!


Eis outro conteúdo que poderás achar interessante:

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.