Depois de alguma espera, a Apple acabou mesmo por lançar as novas versões do Final Cut Pro. São enormes melhorias que isso traz aos utilizadores do Final Cut para iPad e Mac.
Com efeito, o lançamento desta versão melhora as capacidades do iPad como um estúdio de produção, enquanto o Final Cut Pro para Mac 10.8 introduz atualizações impulsionadas por Inteligência Artifical (AI) para fluxos de trabalho mais eficientes.
Deste modo, a nova versão promete tirar o máximo proveito do processador mais recente do iPad Pro, ainda só presente no tablet da empresa de Cupertino – o M4. O desempenho extraordinário deste último permite executar as mesmas tarefas com o dobro da rapidez até, nomeadamente no que toca à renderização de vídeo e suporta até quatro vezes mais streams ProRes RAW (quando comparado ao M1).
Para além disso, a nova funcionalidade Live Multicam permite-te, como utilizador, conectar e visualizar até quatro câmaras simultaneamente, inteiramente sem fios. Assim, através da combinação de um iPhone e iPad, é possível obter visões distintas e controlar todo o processo criativo. De igual modo, a app também atua como ferramenta de gravação autónoma, oferecendo ajustes manuais para foco, velocidade do obturador, ISO, entre outos recursos.
Agora, a versão para iPad suporta projetos externos, permitindo a criação e abertura de projetos sem utilizar espaço de armazenamento interno do próprio iPad. A aplicação também tira partido do novo Apple Pencil Pro, que oferece recursos muito distintos das outras canetas do portefólio da empresa norte-americana.
No caso do Mac, as melhorias tiram proveito da Neural Engine dos computadores da Apple. A funcionalidade Enhance Light and Color, por exemplo, promete ajustar automaticamente a cor do vídeo. Por outro lado, o recurso Smooth Slo-Mo combina os frames para uma qualidade de movimento superior.
Finalmente, a versão para Mac inclui ainda várias ferramentas que permitem um aumento gradual da eficiência na edição de vídeo, uma vez que, entre outras coisas, permite a pesquisa por texto na timeline, de um modo simples e prático.
Em suma, esta atualização não apresenta qualquer custo para utilizadores atuais do Final Cut Pro. O mesmo continua disponível, todavia, como subscrição para iPad, e como licença perpétua no Mac, podendo ser adquirida na App Store.
O Final Cut Pro é uma das mais bem-conceituadas ferramentas para edição de vídeo que podes usar no teu dispositivo Apple. E a verdade é que, mesmo sabendo que os dois dispositivos são muito diferentes – iPad e Mac –, ambos oferecem uma experiência muito apelativa ao consumidor. Agora só ficou melhor, e pode ser feito o seu download aqui.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário