Uma das características da Apple que sempre me apaixonou é o facto de proporcionar updates constantes aos seus equipamentos, especialmente aos mais antigos. O iPhone 6S e o iPhone SE 1ª geração são duas máquinas que ainda hoje estão para as curvas com o iOS 14, tendo em conta que foram lançados nos anos 2015 e 2016 respetivamente.

O iOS 14 foi, na minha opinião, a atualização que trouxe consigo mais novidades em termos de funcionalidades que visam dar mais liberdade aos seus utilizadores, mantendo a sua elegância e simplicidade.

Está na altura de atualizares o teu iPhone pois chegou o novo iOS 14.2!

Geralmente estas "sub versões" do iOS não costumam trazer grandes novidades, no entanto, o iOS 14.2 surpreendeu-nos a todos com novos wallpapers, emojis e designs.

Vou então resumir as novidades desta nova atualização:

Oito novos papéis de parede

Agora, os utilizadores de iPhone têm direito a 8 novos wallpapers de paisagens naturais deslumbrantes em light mode e dark mode.

Demonstração iOS 14.2 por 9to5Mac

Novo ícone do Shazam na central de controlo

Agora vais ter, na central de controlo, um ícone do Shazam que te permite saber a música que estás a ouvir com apenas um clique. Um novo atalho que facilita bastante a procura da música na medida em que já não precisas de abrir a aplicação ou chamar a Siri.

Demonstração iOS 14.2 por 9to5Mac

Novo design da interface do AirPlay

Uma das maiores novidades desta nova atualização é o novo design da interface do AirPlay na central de controlo. Quando estás a ouvir música ou um podcast vais ver que a capa do album ou do programa está maior e terás um ícone da aplicação que estás a usar no canto inferior direito da mesma. No ecrã bloqueado, quando colocares os auscultadores e não estiver nenhuma música a tocar, ser-te-á apresentada uma lista de sugestões.

Demonstração iOS 14.2 por 9to5Mac
Demonstração iOS 14.2 por 9to5Mac

Ainda no AirPlay 2 , tens uma janela com novas animações que te mostra os equipamentos que tens em casa compatíveis com a funcionalidade. Podes aceder a esta janela a partir da aplicação, central de controlo ou até mesmo através do ecrã bloqueado.

Demonstração iOS 14.2 por 9to5Mac

Smart Home

No evento da Apple "Hi, speed" foi anunciado o novo HomePod mini acompanhado de uma nova funcionalidade denominada intercom. Esta consiste na possibilidade de intercomunicação entre os dispositivos móveis Apple de cada membro da família e os HomePods localizados em cada divisão da casa.

Com este novo update poderás usufruir dessa mesma funcionalidade, na aplicação Smart Home, ao clicares no ícone do canto superior direito, poderás comunicar com os HomePods que tens em tua casa.

Outras novidades do iOS 14.2

  • Uma nova coleção de mais de 100 novos emojis;
  • O ícone da aplicação Watch apresenta um Apple Watch com a nova bracelete Solo Loop.
  • Nas definições de som, a opção "Reduzir sons altos" foi renomeada para "Segurança no uso de auscultadores".

Podes ver aqui a demonstração do novo iOS 14.2 do canal de YouTube do 9to5Mac:

A Apple continua a surpreender e a inovar com pequenos grandes updates que melhoram o desempenho do iPhone bem como a experiência de utilização.

Note-se que a par deste lançamento do iOS 14.2, a Apple também lançou o iPadOS 14.2, tvOS 14.2 e watchOS 7.1. Para iPhones mais antigos ficou ainda disponível o update do iOS 12.4.9.