Dicas

Incogni: o serviço que tens de ter para "desaparecer" da internet

iOS 16.4 está a chegar! Conhece as novidades

iOS 16.4 está a chegar! Conhece as novidades

A Apple é seguramente uma fonte de interessantes novidades, constantemente a jorrar conteúdos para nos manter empolgados com tudo o que os nossos dispositivos têm para nos oferecer.

E, como sabem, as máquinas podem ser extremamente poderosas, mas é no software que está o segredo. É graças ao trabalho da equipa de developers da Apple que os nossos dispositivos são aproveitados até ao seu limite para que, deste lado do mercado (dos consumidores), nos sintamos constantemente compelidos a continuar fieis à maçã dentada.

E, enquanto ainda assimilamos o iOS 16.3, já o ponto seguinte se encontra em testes. Vamos ver algumas das novidades que o iOS 16.4 nos trará:

Novos emojis

Estes, cada vez mais utilizados bonequinhos, incluem um símbolo Wi-Fi, medusas, gengibre, entre outros. Conhece-os a todos neste nosso artigo.

Alguns dos novos emojis do iOS 16.4.

Claramente uma nova linguagem gráfica, que, para o bem e para o mal, está a substituir o uso das palavras. Porém, caso tenham um sistema operativo mais antigo, tem em atenção que os teus destinatários não os conseguirão ver.

Definições avançadas de actualização de software

Opções avançadas nunca são demais: permitem-te ter um controlo cada vez mais afinado do teu dispositivo. No iOS 16.4, poderás escolher entre o canal beta do programador ou o canal beta público, o que torna a experiência deste tipo de versões ainda mais apetecível.

Notificações Web push

A partir de agora, poderás passar a ter notificações push a partir dos atalhos que crias no teu ecrã principal de aplicações nativas na web. Por exemplo, estou-me a lembrar do atalho que tenho para o iFeed, que ainda não tem app própria. Mas se tivesse notificações, nem notarias a diferença, em relação a qualquer app que descarregas da App Store.

Novos widgets

Sempre uma óptima notícia: que venham cada vez mais widgets! Neste caso, para já, são dois: Apple Wallet e tracking de encomendas (nas apps compatíveis).

Melhoramentos da app Música

Passas a ter a tua fotografia de perfil de utilizador no separador Biblioteca, o que torna as tuas definições de conta mais acessíveis. A app Música tem muito que melhorar. É, para mim, ainda meio labiríntica.

Por outro lado, acabaram-se os incómodos popups no meio do ecrã quando fazes qualquer coisa na app, de que é exemplo adicionares uma canção à fila da tua playlist.

Fonte: XDA

Passarás a ter, em alternativa, uma pequena faixa na parte inferior do ecrã.

Isolamento de voz em chamadas

Vai ser possível ativar a ferramenta de isolamento de voz em chamadas feitas via rede móvel. Este recurso já estava disponível anteriormente nas chamadas FaceTime, mas agora também passa a funcionar nas chamadas via rede móvel.

Basicamente e quando ativado dá prioridade à tua voz e bloqueia o ruído ambiente à tua volta.

Outras novidades e melhorias:

  • Suporte do VoiceOver para mapas na aplicação Meteorologia;
  • Corrige um problema no qual as solicitações de pedidos de compras de crianças podem não aparecer no dispositivo dos pais;
  • Resolve um problema em que os termostatos compatíveis com o Matter podem deixar de responder quando emparelhados com a Casa da Apple;
  • Otimizações na detecção de acidentes nos modelos iPhone 14 e iPhone 14 Pro.

A versão final do iOS 16.4 é esperada para a próxima semana, informação esta que é corroborada pela disponibilização ocorrida hoje da Release Candidate.


📬 Inscreve-te na nossa newsletter

Recebe os nossos artigos mais relevantes diretamente no teu email.

Inscrever
📬 Inscreve-te na nossa newsletter

Ótimo! Inscreveste-te com sucesso.

Bem-vindo de volta! Fizeste login com sucesso.

Inscreveste-te com sucesso no iFeed.

Sucesso! Verifica o teu email para obter o link mágico de login.

Sucesso! As tuas informações de cobrança foram atualizadas.

A tua cobrança não foi atualizada.