iOS 26? Apple quer dar um novo nome aos seus sistemas

O objetivo da empresa é unificar os sistemas operativos e evitar a confusão que algarismos diferentes desencadeiam nos utilizadores.

29 de Mai de 2025
iOS 26? Apple quer dar um novo nome aos seus sistemas

A Apple quer revolucionar o nome atribuído ao iOS e demais sistemas operativo.

De acordo com a Bloomberg, a gigante tecnológica prepara-se para abandonar a tradicional progressão numérica e a adotar uma nova abordagem, já a partir da WWDC 2025, que se realiza no dia 9 de junho.

Caso esta informação se confirme, a empresa não anunciará o tão esperado iOS 19, mas sim o iOS 26, que será acompanhado de versões com a mesma numeração, como o iPadOS 26, macOS 26, watchOS 26, visionOS 26 e tvOS 26. Esta será uma alteração significativa, que poderá surpreender os entusiastas da marca em todo o mundo.

A decisão, alegadamente tomada com o objetivo de uniformizar os nomes atribuídos às diferentes plataformas e de reduzir a confusão entre utilizadores, segue uma tendência já observada noutras indústrias. Fabricantes automóveis, por exemplo, designam frequentemente os seus modelos com o ano seguinte ao da apresentação do produto. O mesmo faz a Electronic Arts com o jogo FC (antigo FIFA), bem como a Samsung, desde 2020, quando lançou a linha Galaxy S20, sucessora do Galaxy S10.

A Apple mantém a prática de não comentar os rumores que vão surgindo na Internet, pelo que, até agora, nada foi confirmado ou desmentido. No entanto, esta possível alteração é comentada num momento em que também se discutem as mudanças que poderão ser implementadas nas interfaces do iOS, iPadOS e watchOS. A nova nomenclatura poderá, assim, servir para marcar o início de uma nova era no ecossistema Apple, um recomeço simbólico que espelhe a nova UI e a ambição de ter sistemas mais coesos.

Caso se concretize, a mudança de nome pode ficar para a história do iOS, a par da transição que a Apple fez do iPhoneOS para iOS, em 2010, e da separação entre o iOS e o iPadOS, em 2019.