iPhone 14 Pro: Adeus, notch! Olá, furos.

Rumores ao rubro! Será que se vão confirmar?

Os rumores sobre a futura linha iPhone 14 começam agora a aquecer verdadeiramente. O mais caricato é que este ciclo de leaks começou pouquíssimos dias antes da apresentação do iPhone 13, quando o leaker Jon Prosser desvendou que os iPhones de 2022 trariam um design renovado.

E nos últimos tempos tem-se falado bastante das mudanças que deverão acontecer na parte frontal. A Apple parece que vai abandonar o formato do notch para implementar dois furos no ecrã, um pequeno círculo para a câmara FaceTime e um formato "comprimido" para os sensores do Face ID.

Um novo esquema que apareceu recentemente na rede social chinesa Weibo, confirma esta possível nova abordagem da Apple. Este esquema foi posteriormente confirmado e considerado real por Prosser e as suas fontes, como ele fala num vídeo lançado recentemente.

Parece que o que a Apple pretende aqui, com o novo design, é descartar toda a área desnecessária do notch, e manter apenas o essencial para os sensores do Face ID e câmara FaceTime. Tornando o painel frontal mais elegante e menos intrusivo que o atual recorte do notch.

O problema desta ideia é que continuamos com um recorte substancial no ecrã. Apesar de que Ross Young, conhecido Analista, espera que a Apple venha a reduzir no futuro a dimensão destes recortes.

Convém saberes que este novo design frontal do iPhone 14 só deverá chegar aos modelos Pro, mantendo-se os modelos base ainda com um notch.

O que se sabe mais sobre o iPhone 14?

Sobre a linha no geral, sabe-se que a gigante de Cupertino planeia lançar quatro modelos, à semelhança das linhas 12 e 13, apesar de haverem rumores sobre uma desistência no modelo mini. Ainda assim parece que a Apple vai continuar a apostar em quatro modelos, só que em vez do mini deverá ter um novo modelo de 6.7", provavelmente na faixa de preço do iPhone 13 (929€). Assim a linha parece que ficará organizada desta forma: iPhone 14, iPhone 14 Max, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

Em relação ao resto do design do iPhone 14, os rumores sugerem que contará com linhas muito semelhantes ao iPhone 4 (de 2010). Isto quer dizer que devemos ter botões de volume redondos, camadas de vidro mais grossas à frente e atrás separadas por um frame de metal, no geral os equipamentos deverão ser mais espessos que os atuais, uma vez que a protuberância das câmaras traseiras deverá também desaparecer.

Ainda existe o rumor de que o frame será de titânio nos modelos Pro, ao invés do aço inoxidável dos atuais.

Certo é que só deveremos conhecer os novos iPhones no final do ano, como é habitual, em setembro.