• Home
  • Rumores
  • iPhone 16: como será o próximo smartphone da Apple?
iPhone 16: como será o próximo smartphone da Apple?
Gonçalo Antunes de Oliveira

iPhone 16: como será o próximo smartphone da Apple?

O Natal aproxima-se a passos largos, e com toda a certeza, muitos são aqueles cujas contas contemplam a aquisição de um iPhone 15 para si, ou para os seus entes queridos. É sempre um momento explosivo olhar para aquela pequena embalagem envolvida em papel de embrulho debaixo da árvore de Natal.

Porém, o trabalho não para na Apple, sendo óbvio que a geração seguinte do iPhone já se encontra em pleno desenvolvimento. Não há tempo a perder porque, parecendo que não, setembro de 2024 está ali ao virar da esquina.

Primeiros protótipos do iPhone 16

E se uns operam sobre o dispositivo, outros trabalham para te fazer chegar as mais recentes novidades. Há que criar o hype. De uma ideia de absoluto secretismo até ao lançamento de um novo produto, tornou-se fundamental, já há muitos anos, alimentar os seguidores com o máximo de informações que se possa recolher, por forma a manter o interesse até ao dia em que se poderá abrir a tão antecipada caixa.

Eis então que o MacRumors nos trouxe os primeiros indícios do que poderemos esperar do próximo iPhone 16 (o modelo de entrada da próxima linha).

Com o lançamento do iPhone 15, a Apple procedeu a algumas alterações no design deste dispositivo, nomeadamente a curvatura da estrutura, a traseira de vidro fosco e, claro, a nova porta USB-C, entre outras novidades.

Batizado internamente pela Apple com a designação "DeLorean", embora ainda, aparentemente, em processo de design, o iPhone 16 continuará a apostar nestas alterações, incluindo mais algumas novidades, como não poderia deixar de ser.

Possibilidades

Várias possibilidades para a nova geração do iPhone em 2024
Fonte: MacRumors

Com base nos designs internos da Apple, o MacRumors criou maquetes dos designs atualmente em discussão na empresa. Da esquerda para a direita:

  • Câmara ao estilo do iPhone X com botão de ação e botão de volume unificado;
  • Câmara ao estilo do iPhone 12 com botão de ação e botões de volume mecânicos separados;
  • Câmara ao estilo do iPhone 12 com botão de ação de dimensões maiores e um novo botão de captura.

Câmaras

Imagem das possíveis câmaras do iPhone 16
Fonte: MacRumors

Para que o novo produto seja reconhecível e, por conseguinte, distinguível dos seus predecessores, até ao momento estão na mesa duas hipóteses, sendo claro o abandono da disposição diagonal das câmaras no sentido do regresso a uma orientação vertical:

  • Recuperação do design do iPhone 12, com uma câmara por cima da outra;
  • Recuperação do design do iPhone X, com uma câmara por cima da outra, mas com um aspeto unificado no formato de pílula vertical.

Novos e "ainda mais novos" botões

Para infelicidade de muitos, uma das características distintivas deste smartphone desapareceu no iPhone 15 Pro, com a substituição da patilha de silêncio pelo botão de ação que, nesta geração seguinte, verá as suas dimensões aumentadas e aplicado a toda a gama.

Não satisfeita, a Apple criou o "projeto Nova", o qual prevê a criação de um botão de captura que ficará situado no lado direito do iPhone. Tal implementação implicará uma reconfiguração dos componentes internos, circunstância que poderá ou não viabilizar o lançamento deste novo botão no iPhone 16.

De resto... nada de novo

Não é esperada uma redução das dimensões da Ilha Dinâmica. A ideia será que um dia todos os componentes desapareçam da vista, permitindo um ecrã totalmente limpo. Mas esse processo de invisibilização de câmara, sensores e demais componentes é árduo e complexo. Assim sendo, a frente do iPhone 16 será em tudo semelhante à do seu antecessor.

Fonte: MacRumors

A porta USB-C deverá, evidentemente, manter-se na parte inferior do dispositivo, e quanto a cores, segundo o MacRumors, os primeiros protótipos foram vistos em amarelo, côr-de-rosa e meia-noite, três das cinco cores atualmente disponíveis no iPhone 15.

O mais bem sucedido produto em constante manutenção

Como melhorar o melhor produto? É sempre a pergunta que a Apple se deve fazer no início de cada processo de desenvolvimento de um novo iPhone. Segundo o website Business of Apps, "como as vendas do iPhone estagnaram, a Apple procurou novas formas de gerar receitas" a partir deste dispositivo, criando-lhe acessórios inseparáveis, de que são exemplo o Apple Watch e os AirPods.

Não há dúvida que, como digo sempre, o iPhone suplanta a concorrência, mesmo que já não surpreenda por aí além nas suas novas versões. É muito complicado melhorar uma coisa que quase atinge a perfeição.

Deste modo, ainda com muitas opções em mãos nesta fase de design, o iPhone 16 poderá fazer uma viagem ao passado, tal como o seu nome de código "DeLorean" sugere.

Todas as novidades da Apple estão aqui no iFeed:

Gonçalo Antunes de Oliveira profile image Gonçalo Antunes de Oliveira
Publicado a
Rumores